O CAS Porto recebeu, a 4 de junho, a visita de um grupo de estudantes da Universidade de Wageningen, localizada nos Países Baixos, que está a participar num estudo académico dedicado à separação de resíduos alimentares na cidade do Porto.
A visita do grupo de estudantes da Universidade de Wageningen, decorreu no âmbito de um estudo académico dedicado à identificação de boas práticas na redução e separação de resíduos alimentares na cidade do Porto, promovido pela LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto.
A visita foi acompanhada pela dietista que partilhou informação sobre as boas práticas desenvolvidas pelo CAS Porto, nomeadamente: práticas de separação de resíduos orgânicos; gestão eficiente da marcação de refeições evitando o desperdício; capacitação da equipa para as práticas de redução e separação de resíduos; comunicação regular com a empresa municipal Porto Ambiente para aferição da eficácia do processo de gestão de resíduos.
Esta iniciativa reforça o compromisso do CAS Porto na cooperação interinstitucional, desta vez apoiando a investigação na área da sustentabilidade na gestão de resíduos urbanos, um projeto alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A concretização desta Agenda da ONU pressupõe um esforço efetivo de todos os países, com trabalho a nível local e nacional, para obter resultados a nível global.