O projeto IASFA+ Sistema de gestão, interoperabilidade, racionalização e otimização de recursos, enquadra-se no modelo de Governação para as TIC na Administração Pública (AP), nomeadamente no Plano Setorial do Ministério da Defesa, alinhado com as medidas SIMPLEX+ e a Estratégia TIC2020: Estratégia para a Transformação Digital na Administração Pública até 2020 e CTIC, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 108/2017 de 26 de Julho.
O projeto de capacitação do IASFA+ visa criar e implementar instrumentos de gestão e meios necessários ao cumprimento das suas atribuições e à gestão eficiente e eficaz do apoio social militar, designadamente através de metodologias, sistemas e processos de gestão e controlo do desempenho operacional, financeiro, económico e social dos serviços prestados pelo IASFA, I.P. por atividade.
Consulte a Ficha de Projeto IASFA+ aqui.
Lista de atividades do IASFA+
Atividade |
Descrição |
Diagnóstico e conceção da operação |
Levantamento exaustivo do modelo de funcionamento atual do IASFA e de todas as suas infraestruturas de suporte. |
Conceção da operação |
Elaboração do plano detalhado de projeto, com identificação e calendarização de todas as tarefas a executar. |
Gestão do projeto |
Gestão do projeto IASFA+ (através da metodologia preconizada pelo Project Management Institute), visando a gestão da mudança e o controlo do risco. |
Plano de Comunicação Externo |
Desenvolvimento da identidade visual para o projeto IASFA+; Criação de um banco de Imagens, fotos e web vídeos; Elaboração de Roll ups; Criação de uma brochura de apresentação do projeto IASFA+; Criação dos Press Releases; Atualização em permanência do sitio do IASFA; Elaboração das Newsletters; Realização de workshops de demonstração e disseminação do projeto nas diferentes regiões do país. |
Plano de Comunicação Interno |
Atualização em permanência do site do IASFA; Realização de sessão de apresentação do projeto IASFA+ para os colaboradores; Realização de workshops de disseminação do projeto para os colaboradores. |
Infraestrutura tecnológica afeta à operação |
Expansão da infraestrutura atual. |
Software afeto à operação |
Repositório centralizado de documentos; Solução de registo e indexação de documentos/processos; Ferramenta de workflow; Serviços online, acedidos a partir do portal de serviços; Portal de Serviços com a solução de gestão documental e workflow, para que os pedidos, após serem submetidos, sejam registados e encaminhados automaticamente utilizando a gestão documental; Áreas reservadas e parametrizadas por utilizador externo, que permitam a interação entre outros organismos públicos ou privados, os cidadãos e o IASFA. |
Reengenharia e Desmaterialização de Processos |
Sistematização dos processos a implementar numa ótica de desmaterialização integral de procedimentos. |
Desenvolvimento do Portal do Beneficiário |
Desenvolvimento do novo Portal do Beneficiário. |
Conceção e implementação da solução Gestão documental e workflow |
Identificação de estrutura de acessos, grupos funcionais, em termos de utilizadores e acessos à aplicação, identificação da estrutura de acessos relativa à estrutura do plano de classificação, definição de metadados funcionais necessários à configuração do sistema e sua interligação com outros sistemas da organização. |
Implementação da solução Gestão documental e workflow |
Integração na gestão documental dos fluxos disponibilizados no Portal de Serviços e no Portal do Beneficiário. |
Integrações com a plataforma do Beneficiário |
Implantação da arquitetura SOA que definida em fase de análise e identificação dos requisitos para o desenvolvimento dos web-services necessários, tratando-se de integrar aplicações desenvolvidas por diferentes entidades. |
Adequação funcional/tecnológica entre os sistemas ADM e IASC |
Implantação da arquitetura SOA que definida em fase de análise e identificação dos requisitos para o desenvolvimento dos web-services necessários, tratando-se de integrar aplicações desenvolvidas por diferentes entidades. |
Conceção do sistema de gestão estratégica – Business Intelligence |
Desenho e conceção do sistema de gestão estratégica; Estudo das soluções tecnológicas que sustentem o sistema; Definição da arquitetura para o sistema de Business Intelligence; Implementação do modelo multidimensional para armazenamento dos dados e dos principais indicadores do negócio; Implementação do processo que permita a extração e transformação dos dados, das diversas fontes de dados, e os canalize para o modelo multidimensional implementado; Implementação do sistema de processamento analítico de dados Definição dos modelos e análise dos dados recorrendo a técnicas avançadas de Data Mining; Implementação uma aplicação front- end que permita o acesso, exploração e visualização da informação; Construção da solução BI: nesta etapa é dado início à construção propriamente dita da solução de Business Intelligence. |
Implementação do sistema de gestão estratégica – Business Intelligence |
Mobilização dos stakeholders; Levantamento dos objetivos; Mapeamento das fontes dos dados; Disponibilização aos utilizadores. |
Eliminação, simplificação e racionalidade processual e legislativa |
Identificação do âmbito de simplificação e eliminação processual; Desenvolvimento de sessões de trabalho com diferentes áreas (Contratação Pública, Contencioso, Recursos Humanos, Habitação) para o desenho dos processos a simplificar; Adoção de linguagem clara e acessível; Elaboração de guias e orientações; Disponibilização da informação e reportório de legislação no Portal do Beneficiário. |
Elaboração e implementação do Regulamento geral da proteção de dados |
Implentação do RGPD; Preodução do Regulamento Interno; Preparação de minutas de normas e procedimentos internos, minutas de códigos de conduta e minutas de regras vinculativas aplicáveis à Administração Pública, de acordo com Regulamento Geral de Proteção de Dados; Elaboração da revisão jurídica de formulários de prestação de informação aos titulares dos dados e de obtenção de consentimento, em conformidade com o Regulamento; elaboração da revisão jurídica dos atos ou contratos celebrados pelo responsável pelo tratamento de dados com subcontratante para tarefas de tratamento dos dados pessoais; Avaliação de impacto sobre a proteção de dados e ações de identificação e de implementação de medidas de segurança; Desenvolvimento de códigos de conduta, políticas, procedimentos; Preparação dos procedimentos internos; Implantação das ações de obtenção de consentimento; Criação de meios de demonstração de conformidade; Criação de políticas de notificação e comunicação de uma violação de dados; Implantação de medidas de segurança de informação; Implentação de soluções de compliance. |
Avaliação de resultados do projeto |
Avaliação do projeto IASFA+ em simultâneo com a respetiva Gestão visando a gestão da mudança e o controlo do risco, através da metodologia preconizada pelo Project Management Institute. |