IASFA +

 

O projeto IASFA+ Sistema de gestão, interoperabilidade, racionalização e otimização de recursos, enquadra-se no modelo de Governação para as TIC na Administração Pública (AP), nomeadamente no Plano Setorial do Ministério da Defesa, alinhado com as medidas SIMPLEX+ e a Estratégia TIC2020: Estratégia para a Transformação Digital na Administração Pública até 2020 e CTIC, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 108/2017 de 26 de Julho.

O projeto de capacitação do IASFA+ visa criar e implementar instrumentos de gestão e meios necessários ao cumprimento das suas atribuições e à gestão eficiente e eficaz do apoio social militar, designadamente através de metodologias, sistemas e processos de gestão e controlo do desempenho operacional, financeiro, económico e social dos serviços prestados pelo IASFA, I.P. por atividade.

Consulte a Ficha de Projeto IASFA+ aqui.

 

Lista de atividades do IASFA+

Atividade

Descrição

Diagnóstico e conceção da operação

Levantamento exaustivo do modelo de funcionamento atual do IASFA e de todas as suas infraestruturas de suporte.

Conceção da operação

Elaboração do plano detalhado de projeto, com identificação e calendarização de todas as tarefas a executar.

Gestão do projeto

Gestão do projeto IASFA+ (através da metodologia preconizada pelo Project Management Institute), visando a gestão da mudança e o controlo do risco.

Plano de Comunicação Externo

Desenvolvimento da identidade visual para o projeto IASFA+;

Criação de um banco de Imagens, fotos e web vídeos;

Elaboração de Roll ups;

Criação de uma brochura de apresentação do projeto IASFA+;

Criação dos Press Releases;

Atualização em permanência do sitio do IASFA;

Elaboração das Newsletters;

Realização de workshops de demonstração e disseminação do projeto nas diferentes regiões do país.

Plano de Comunicação Interno

Atualização em permanência do site do IASFA;

Realização de sessão de apresentação do projeto IASFA+ para os colaboradores;

Realização de workshops de disseminação do projeto para os colaboradores.

Infraestrutura tecnológica afeta à operação

Expansão da infraestrutura atual.

Software afeto à operação

Repositório centralizado de documentos;

Solução de registo e indexação de documentos/processos;

Ferramenta de workflow;

Serviços online, acedidos a partir do portal de serviços;

Portal de Serviços com a solução de gestão documental e workflow, para que os pedidos, após serem submetidos, sejam registados e encaminhados automaticamente utilizando a gestão documental;

Áreas reservadas e parametrizadas por utilizador externo, que permitam a interação entre outros organismos públicos ou privados, os cidadãos e o IASFA.

Reengenharia e Desmaterialização de Processos

Sistematização dos processos a implementar numa ótica de desmaterialização integral de procedimentos.

Desenvolvimento do Portal do Beneficiário

Desenvolvimento do novo Portal do Beneficiário

Conceção e implementação da solução Gestão documental e workflow

Identificação de estrutura de acessos, grupos funcionais, em termos de utilizadores e acessos à aplicação, identificação da estrutura de acessos relativa à estrutura do plano de classificação, definição de metadados funcionais necessários à configuração do sistema e sua interligação com outros sistemas da organização.

Implementação da solução Gestão documental e workflow

Integração na gestão documental dos fluxos disponibilizados no Portal de Serviços e no Portal do Beneficiário.

Integrações com a plataforma do Beneficiário

Implantação da arquitetura SOA que definida em fase de análise e identificação dos requisitos para o desenvolvimento dos web-services necessários, tratando-se de integrar aplicações desenvolvidas por diferentes entidades.

Adequação funcional/tecnológica entre os sistemas ADM e IASC

Implantação da arquitetura SOA que definida em fase de análise e identificação dos requisitos para o desenvolvimento dos web-services necessários, tratando-se de integrar aplicações desenvolvidas por diferentes entidades.

Conceção do sistema de gestão estratégica – Business Intelligence

Desenho e conceção do sistema de gestão estratégica;

Estudo das soluções tecnológicas que sustentem o sistema;

Definição da arquitetura para o sistema de Business Intelligence;

Implementação do modelo multidimensional para armazenamento dos dados e dos principais indicadores do negócio;

Implementação do processo que permita a extração e transformação dos dados, das diversas fontes de dados, e os canalize para o modelo multidimensional implementado;

Implementação do sistema de processamento analítico de dados

Definição dos modelos e análise dos dados recorrendo a técnicas avançadas de Data Mining;

Implementação uma aplicação front- end que permita o acesso, exploração e visualização da informação;

Construção da solução BI: nesta etapa é dado início à construção propriamente dita da solução de Business Intelligence.

Implementação do sistema de gestão estratégica – Business Intelligence

Mobilização dos stakeholders;

Levantamento dos objetivos;

Mapeamento das fontes dos dados;

Disponibilização aos utilizadores.

Eliminação, simplificação e racionalidade processual e legislativa

Identificação do âmbito de simplificação e eliminação processual;

Desenvolvimento de sessões de trabalho com diferentes áreas (Contratação Pública, Contencioso, Recursos Humanos, Habitação) para o desenho dos processos a simplificar;

Adoção de linguagem clara e acessível;

Elaboração de guias e orientações;

Disponibilização da informação e reportório de legislação no Portal do Beneficiário.

Elaboração e implementação do Regulamento geral da proteção de dados

Implentação do RGPD;

Preodução do Regulamento Interno;

Preparação de minutas de normas e procedimentos internos, minutas de códigos de conduta e minutas de regras vinculativas aplicáveis à Administração Pública, de acordo com Regulamento Geral de Proteção de Dados;

Elaboração da revisão jurídica de formulários de prestação de informação aos titulares dos dados e de obtenção de consentimento, em conformidade com o Regulamento;

elaboração da revisão jurídica dos atos ou contratos celebrados pelo responsável pelo tratamento de dados com subcontratante para tarefas de tratamento dos dados pessoais;

Avaliação de impacto sobre a proteção de dados e ações de identificação e de implementação de medidas de segurança;

Desenvolvimento de códigos de conduta, políticas, procedimentos;

Preparação dos procedimentos internos;

Implantação das ações de obtenção de consentimento;

Criação de meios de demonstração de conformidade;

Criação de políticas de notificação e comunicação de uma violação de dados;

Implantação de medidas de segurança de informação;

Implentação de soluções de compliance.

Avaliação de resultados do projeto

Avaliação do projeto IASFA+ em simultâneo com a respetiva Gestão visando a gestão da mudança e o controlo do risco, através da metodologia preconizada pelo Project Management Institute.

Compete 2020
Compete 2020