Numa cerimónia realizada nas suas instalações, a 20 de outubro, o Centro de Apoio Social (CAS) de Runa recebeu o Certificado que permite a utilização de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), incluída no Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE).

No âmbito do PNDAE e do programa das Forças Armadas, com o apoio da Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), o CAS Runa concluiu, durante o mês de setembro, a certificação que permite a este Centro a utilização de DAE.
O PNDAE surgiu com o Decreto-Lei 188/2009, que regulamenta a prática de DAE por pessoal leigo em ambiente extra-hospitalar. Este sistema, sob controlo médico rigoroso, é regulado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), visando minimizar riscos na utilização dos equipamentos.
Para a certificação, foram realizados dez cursos de Suporte Básico de Vida com DAE, incluindo recertificações, que resultou na formação de 34 operacionais. Os cursos, acreditados pelo INEM, via UEFISM, capacitam os recém formados para a atuação em paragens cardiorrespiratórias com desfibrilhador automático.
A cerimónia de entrega do certificado ao CAS Runa, foi recebida pelo seu Diretor, Coronel João Pessanha, tendo sido entregue pelo Subdiretor da UEFISM, Tenente-Coronel Luís Mendonça.
De forma a cumprir todos os requisitos e para estar preparado para qualquer eventualidade, o CAS Runa adquiriu três aparelhos, instalados na receção, entrada da Unidade Funcional 2 e junto à sala de apoio da Unidade Funcional 1.



