Em visita ao Centro de Apoio Social (CAS) do Porto, a 22 de dezembro, o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Dr. Álvaro Castello-Branco, referiu o IASFA como uma instituição de grande importância para os militares das Forças Armadas e seus familiares, constituindo uma das prioridades de investimento do ministério que tutela.

Na sua intervenção, durante a visita ao CAS Porto, o Ministro da Defesa Nacional referiu o IASFA como uma das prioridades em termos de investimento, nomeadamente nas áreas do património edificado afeto às respostas sociais, da habitação e dos recursos humanos, salientando que o trabalho desenvolvido pelo Instituto é “extraordinário e insubstituível”.
O Presidente do Conselho Diretivo (CD) do IASFA, Tenente-General Luís Morgado Baptista, destacou a importância desta visita para o IASFA, em particular, numa época festiva, sublinhando o reconhecimento e a proximidade institucional às respostas sociais desenvolvidas.
Recebidos pelo Presidente do CD do IASFA e pelo Diretor do CAS Porto, Coronel Luís Filipe de Sousa Lopes, o Ministro e Secretário de Estado dirigiram-se para a Sala de Convívio do CAS para uma sessão de boas-vindas, onde colaboradores e residentes aguardavam a chegada da comitiva, recebida com a interpretação do Hino do CAS Porto pelo grupo coral de residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).
Após os discursos, os governantes foram convidados a conhecer as instalações do CAS Porto, numa visita que incluiu a Unidade Funcional 1, destinada a beneficiários autónomos e/ou parcialmente dependentes, e a Unidade Funcional 2, vocacionada para beneficiários com maior grau de dependência.
A visita terminou com a apresentação de um projeto preliminar de arquitetura, com vista à recuperação do edificado e à ampliação das capacidades de resposta do CAS Porto, ocasião em que foi, uma vez mais, reforçada a importância deste Centro no apoio aos beneficiários desta região, bem como reafirmado o empenho do Ministério da Defesa Nacional no apoio ao trabalho desenvolvido pelo IASFA.
Durante esta visita, os membros do Governo e o Presidente do Conselho Diretivo do IASFA assistiram à celebração do centenário do residente mais longevo do CAS Porto, o Sr. António Figueiredo, e do Sr. Manuel Rolo, que completou 91 anos. A passagem dos visitantes terminou com a formulação de votos de Boas Festas a todos os residentes e colaboradores do CAS Porto.






