Quase duas dezenas de jovens portugueses estão a participar na edição de 2025 do Campo de Férias Internacional – International CLIMS Camp (ICC), que este ano se realiza na capital da Hungria, Budapeste, entre 2 e 16 de agosto.
Na chegada ao Aeroporto Internacional de Budapeste Ferenc Liszt, a comitiva portuguesa fez questão de mostrar a bandeira do país que representa na 20.ª edição do ICC, evento que decorre no Campus Ludovika da Universidade Nacional do Serviço Público, em Budapeste.
Esta edição junta mais de duzentos jovens, entre os 15 e os 17 anos, pertencentes aos doze países que compõem o Comité de Ligação das Organizações Sociais Militares (CLIMS): Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.
Durante duas semanas, os 18 jovens portugueses vão conviver e participar em diversas atividades com os jovens das comitivas dos outros países que integram este programa do CLIMS, cujo objetivo principal é promover o convívio e proporcionar o desenvolvimento pessoal. Como afirmou Joana, uma das participantes portuguesas, as suas “expetativas são conhecer novas pessoas de outros países e sair da minha zona de conforto”. É de realçar que, nesta estadia na Hungria, os jovens portugueses estarão sempre acompanhados por dois monitores, funcionários do IASFA.
Durante o acampamento, os jovens vão aprimorar os conhecimentos de inglês, participar em diversos exercícios e competições desportivas, tais como floorball, badminton, futebol, voleibol, percursos de obstáculos, tiro com arco ou blazepod.
Um dia de praia no Lago Balaton, um dia de piscina, uma noite de cinema, um quiz de competição sobre Budapeste, uma festa noturna no lago do Campus ou uma visita à Base Militar de Szolnok, são algumas das experiências preparadas para os participantes nesta edição do ICC.
A vertente cultural não foi esquecida e os jovens vão realizar visitas a Budapeste, um passeio de barco pelo Danúbio até ao castelo de Visegrád, assistir a uma performance de dança e participar na “Noite das Nações”, evento em que os participantes podem apresentar as suas culturas e tradições nacionais.
A vigésima edição do ICC foi inaugurada, a 2 de agosto, pelo Brigadeiro-General Dr. László Drót, Comandante da Defesa Territorial e Comando Auxiliar das Forças Armadas da Hungria, na Arena Ludovika, pavilhão desportivo do Campus Universitário onde os jovens estão instalados e realizam grande parte das atividades.