O IASFA, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação Tento uniram esforços para a realização dos Dias Europeus da Conservação e Restauro, que decorreu no Centro de Apoio Social (CAS) de Runa, de 13 a 20 de outubro.

A materialização destas jornadas aconteceu no CAS Runa, numa sala contígua à Capela do Santíssimo Sacramento, transformada em atelier de pintura, conservação e restauro, pela Associação Tento.
Previamente à intervenção de conservação e restauro da pintura sobre tela Adoração dos Pastores, de Jacopo Bassano, pertencente ao espólio do Museu deste Centro do IASFA, decorreu uma captação de fundos. A referida pintura foi reproduzida num puzzle, com 340 peças, que os interessados adquiriram pelo valor unitário de 5 euros. Esta contribuição, pretendeu fomentar um sentimento de pertença, de valorização e preservação do património.
O Projeto Restauro ao Vivo levou ao CAS Runa uma variedade de públicos, uns conhecedores, outros apenas interessados, permitindo a inclusão de uma comunidade de invisuais, sedeada na Câmara Municipal de Torres Vedras. O restauro da obra de Jacopo Bassano, contou com a visita dos Residentes do CAS Runa e dos seus familiares.
O restauro da tela e da moldura devolveu a dignidade original à obra de arte do CAS Runa, levando a Antena 1 e a RTP1 a fazerem a cobertura e difusão da iniciativa, a 17 de outubro.
O Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Luís António Morgado Baptista, e a Vice-Presidente do Município de Torres Vedras, responsável pelos pelouros da Cultura e Património Cultural desta autarquia, Dra. Ana Umbelino, visitaram estas jornadas a 16 de outubro, tendo sido recebidos pelo Diretor do CAS de Runa, Coronel João Pessanha, e pela responsável da área Museológica, Dra. Alexandra Carvalho.



