IASFA comemora 233 anos

Assinala-se hoje, 18 de junho, o 233.º aniversário do IASFA, uma instituição com uma história de apoio à família militar que atravessa três séculos.

IASFA

Nas terras da Princesa Maria Francisca Benedita, a 18 de junho de 1792, foi lançada a primeira pedra para a construção do Real Asylo de Inválidos Militares. A obra, levaria mais de três décadas até estar totalmente concluída.

Desde os finais do XVIII até aos dias de hoje, a ideia da Princesa Maria Francisca Benedita sofreu várias evoluções até se tornar no IASFA atual. Dotado de autonomia administrativa e financeira e com património próprio, o IASFA está sob a superintendência e tutela do Ministério da Defesa Nacional e tem por missão garantir e promover a Ação Social Complementar (ASC) dos seus beneficiários e gerir o sistema de Assistência na Doença aos Militares (ADM) das Forças Armadas.

Atualmente, onde tudo começou, funciona o Centro de Apoio Social (CAS) de Runa, um dos equipamentos sociais com que o IASFA serve os seus beneficiários. Postos clínicos, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), alojamento temporário, berçários, creches, jardins de infância, residências universitárias, serviços de restauração, são alguns dos benefícios de âmbito social que o IASFA presta aos beneficiários.

Orgulhoso de quase dois séculos e meio cheios de história, a instituição IASFA comemora este dia com o objetivo de cumprir a missão para o qual foi criado pela Princesa Maria Francisca Benedita.


 

IASFA comemora 233 anos

Outras Sugestões