A cerimónia simbólica de entrega de chaves a arrendatários do maior concurso de sempre de casas de renda económica do IASFA, realizou-se no CAS Lisboa, a 9 de junho, tendo sido presidida pelo Ministro da Defesa Nacional.

O Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, e o Secretário de Estado, Dr. Álvaro Castelo Branco, acompanhados pelo Presidente, Tenente-General Luís Morgado Baptista, e Vogais do Conselho Diretivo (CD), Dra. Paula Costa e Dr. Manuel Lopes, procederam à entrega simbólica das chaves aos novos arrendatários do concurso de habitação mais concorrido de sempre do IASFA.
Lançado em outubro de 2024 e sendo o quinto realizado pelo IASFA desde 2019, este foi o maior concurso de arrendamento de sempre, tanto em número de habitações como de candidatos. Ao todo, houve 407 candidaturas para as 200 habitações de renda económica, tendo sido atribuídas 166 em concurso normal.
Carecidas de obras, até ao montante máximo de 10 mil euros, que serão realizadas pelos arrendatários, com desconto do valor das mesmas nas rendas vincendas, estiveram a concurso habitações nas localidades de Almada, Alverca, Amadora, Cacém, Carcavelos, Coimbra, Elvas, Évora, Leiria, Lisboa, Mem Martins, Moita, Paço de Arcos, Ponta Delgada, Póvoa de Santo Adrião, Porto, Queluz, Seixal e Tomar.
As casas não atribuídas em concurso normal serão atribuídas no concurso extraordinário, ao qual puderam candidatar-se os beneficiários titulares que não são militares dos quadros permanentes, tais como, Deficientes das Forças Armadas e alunos das Academias Militares, e os beneficiários familiares.
Na sua intervenção, o Ministro da Defesa Nacional salientou a importância do IASFA e da sua missão, enaltecendo o trabalho realizado pelo Conselho Diretivo e pelos profissionais do instituto. O Ministro anunciou que irá promover a alteração legislativa para incluir os militares em regime de contrato como beneficiários da Ação Social Complementar (ASC) do IASFA, medida que dará a esses militares o acesso aos apoios sociais do instituto.
O Presidente do CD do IASFA sublinhou a importância do apoio à habitação prestado pelo IASFA aos militares, recordando que o apoio do Instituto é complementar ao prestado pelos ramos. O General Luís Baptista referiu ainda as atividades desenvolvidas pelo IASFA no apoio aos seus beneficiários, no âmbito da ASC e da ADM.
A Vogal do CD do IASFA com o pelouro da Ação Social Complementar, Dra. Paula Costa, elencou o trabalho desenvolvido pelo Instituto na realização dos concursos de renda económica, na atualização das rendas, nas obras de reabilitação de imóveis e no registo da titularidade de imóveis que não se encontravam registados, tendo referido diversas atividades da ASC dirigidas aos beneficiários e descendentes.
Estando presentes 25 arrendatários, dos três ramos e das classes de oficiais, sargentos e praças, à cerimónia, assistiram representantes das entidades que compõem o Conselho Consultivo do IASFA, dirigentes superiores dos organismos do Ministério da Defesa Nacional, dirigentes da associação de Moradores do Bairro Social do Alfeite, dirigentes intermédios e trabalhadores do IASFA.