Celebrações do Dia do IASFA

Com uma cerimónia solene no Palácio de Runa, o IASFA assinalou ontem, 24 de julho, os 233 anos do início da construção da instituição e celebrou os aniversários da sua fundadora e do CAS Runa.

Dia IASFA

As celebrações do Dia do IASFA e o aniversário da sua fundadora, Princesa Maria Francisca Benedita, foram celebrados na tarde de 24 de julho, nas instalações do CAS Runa, com uma cerimónia solene presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo.

Durante a cerimónia, o Ministro da Defesa realçou a importância do IASFA no apoio aos militares e suas famílias, lembrando que esses apoios se constituem como fatores da atratividade para a carreira militar, destacando a habitação e o apoio na saúde. Enalteceu também o trabalho realizado pelos dirigentes e profissionais do instituto, lembrando as medidas concretizadas pela tutela para reforçar as capacidades do IASFA.

O Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Luís Morgado Baptista, salientou a história da instituição, referindo alguns dos objetivos alcançados e nomeando alguns dos projetos fulcrais para o futuro do Instituto.

“Estamos sempre disponíveis para acolher novas ideias e propostas apresentadas por todos aqueles com quem lidamos, designadamente pelos nossos beneficiários, procurando edificar um IASFA prestigiado, sustentável, moderno e próximo dos beneficiários”, assinalou o Tenente-General Luís Morgado Baptista durante o seu discurso (consulte aqui o discurso do Presidente do CD).

As comemorações contaram ainda com a cerimónia da imposição de condecorações e entrega de louvores a 23 trabalhadores, militares e civis, do IASFA, e a antigos membros do Conselho Consultivo. A animação do evento foi assegurada com a atuação do duo de piano e flauta da Força Aérea Portuguesa e dos grupos musicais do CAS Oeiras e CAS Alfeite.

Numa cerimónia que contou com a presença de ilustres convidados militares e civis de relevante importância para o Instituto, realça-se a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Álvaro Castelo Branco, do Secretário de Estado Adjunto da Política da Defesa Nacional, Dr. Nuno Pinheiro Torres, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dra. Ana Umbelino, e dos Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa e Dr. Manuel Lopes.

O Hospital Real dos Inválidos Militares, onde atualmente funciona o CAS Runa, foi inaugurado a 25 de julho de 1827, dia em que a sua fundadora comemorava 82 anos. A construção do hospital iniciou-se a 18 de junho de 1792, data que o IASFA utiliza para assinalar o seu aniversário.

Filha mais nova do Rei D. José I, a Princesa Maria Francisca Benedita Ana Isabel Antónia Lourença Inácia Teresa Gertrudes Rita Rosa de Bragança morreu dois anos depois da inauguração do hospital que criou para os inválidos militares.

Atualmente, honrando o legado da Princesa fundadora, o IASFA continua a apoiar a família militar, através da Ação Social Complementar (ASC) e da gestão do subsistema público de saúde de Assistência na Doença aos Militares (ADM).

Celebrações do Dia do IASFA

Outras Sugestões