O Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras promoveu, nas suas instalações, um seminário dedicado às questões relacionadas com o envelhecimento, reunindo, a 4 de junho, diversos especialistas e entidades relacionados com a temática.

Inserido no programa de atividades das comemorações do 36.º aniversário do CAS Oeiras, o seminário Qualidade de Vida da Pessoa Idosa: Novos Paradigmas do Envelhecimento reuniu especialistas, profissionais e representantes de diversas entidades para debater e refletir sobre os atuais desafios e oportunidades no apoio à população idosa.
O primeiro painel desta jornada dedicada ao envelhecimento, moderado pelo Chefe da Divisão de Apoio Social do IASFA, Dr. Paulo Sequeira, debateu o funcionamento das Estruturas Residenciais para a Pessoa Idosa (ERPI). A Professora Doutora Stella Bettencourt, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a Dra. Joana Figueiredo Carrera, da Casa do Artista, e a Professora Doutora Júlia Cardoso, do Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, foram as oradoras desta temática.
A Intervenção no Envelhecimento: (Re)Pensar a humanização e construção de novas abordagens em equipas multidisciplinares, foi o tema abordado pelo segundo painel do evento. Moderado pela Coronel Médica Carla Mendes, o painel de oradores foi constituído pela Dra. Maria João dos Santos, da Escola Superior de Saúde Atlântica, pela Dra. Tânia Pinto, da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, e pelo Dr. Afonso Pimentel, da Humanitude Portugal.
Num evento que contou com casa cheia, as temáticas abordadas reforçam o compromisso do IASFA com a dignidade, com o bem-estar e com a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como o compromisso com a humanização do envelhecimento.
A abertura deste Seminário foi conduzida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Luís Morgado Baptista, e o encerramento coube ao Diretor do CAS Oeiras, Coronel Manuel Rosa. A Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa, também esteve presente neste seminário.
O IASFA e o CAS Oeiras agradecem a todos os participantes, oradores e moderadores que contribuíram para o sucesso deste encontro.



