No âmbito de uma iniciativa solidária, a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional (SGMDN) visitou, a 19 de dezembro, o Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras.

A atividade decorreu no âmbito do Sistema de Gestão da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal da SGMDN, com um programa focado no conhecimento do trabalho no apoio à pessoa idosa e no contacto de proximidade com os residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas(ERPI), desenvolvido neste CAS do IASFA.
A equipa da SGMDN foi recebida pelo Diretor do CAS Oeiras, Coronel Manuel Rosa, por uma delegação de trabalhadores e residentes do Centro, com os grupos musicais deste CAS a interpretarem uma canções alusivas ao Natal e o hino do IASFA.
Cada elemento da equipa da SGMDN foi apresentado a um “tutor”, todos residentes da Unidade Funcional 1 (UF1), que acompanharam a comitiva durante o período da visita. O período de almoço acabou por permitir um momento de convívio intergeracional entre os tutores e a equipa da SGMDN.
Após a receção inicial, no auditório Princesa Benedita, o Coronel Manuel Rosa fez uma breve apresentação do IASFA e do CAS Oeiras, salientando a importância da Ação Social Complementar para os beneficiários, na missão primária de “apoio à pessoa idosa” e organização das ERPI.
Na parte da tarde, a equipa da SGMDN visitou as instalações da UF1 e do 1.º piso da UF2, concretizando a iniciativa solidária da visita. Nos quartos de alguns dos idosos mais vulneráveis, cada elemento da equipa da SGMDN teve a oportunidade de conversar com os residentes e declamar textos alusivos ao Natal. No final da visita, que contou com o acompanhamento do Capelão António Teixeira, os residentes da UF2 demonstraram a gratidão pela atenção recebida na quadra natalícia, lendo dois textos ao grupo de voluntários da SGMDN.



