Portugal assume Presidência do CLIMS

A Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa, foi eleita Presidente do Comité de Ligação Internacional das Organizações Militares Sociais (CLIMS), a 30 de setembro, durante a reunião que juntou, na Grécia, os representantes de todos os países membros que compõem esta organização.

CLIMS

 

A representante portuguesa, Dra. Paula Costa, que detinha o cargo de Vice-Presidente do CLIMS, sucede assim na presidência desta organização ao Coronel Cozmin Marinescu, do Ministério da Defesa da Roménia.

O mandato da nova Presidente do CLIMS, também Vogal do Conselho Diretivo do IASFA desde novembro de 2018, tem a duração de dois anos. Tendo aderido ao Comité a 26 de outubro de 2000, com a eleição da Dra. Paula Costa, é a terceira vez que Portugal assume a Presidência do CLIMS. Anteriormente, a presidência do CLIMS esteve nas mãos de Portugal, entre 2005-2007 e 2017-18,  assumidas, respetivamente, pelo General Fidalgo Ferreira e pela Dra. Rita Cristóvão.

A delegação portuguesa que se deslocou a esta reunião na Grécia que culminou com a eleição da representante portuguesa como Presidente do CLIMS, foi presidida pelo Tenente-General Luís António Morgado Baptista, Presidente do Conselho Diretivo do IASFA.

Fundado a 22 de abril de 1975, o CLIMS é atualmente constituído por 12 nações: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.

O Comité tem por finalidade promover intercâmbios e visitas culturais para os militares e suas famílias, disponibilizando os alojamentos das organizações congéneres de cada um dos 12 países para os beneficiários de todos os outros. Os países podem também acordar bilateralmente a organização de viagens de grupo, sendo que Portugal tem organizado anualmente viagens de grupo para os seus beneficiários para diferentes países do CLIMS e tem acolhido grupos de beneficiários estrangeiros em número crescente. O campo de férias para jovens International CLIMS Camp (ICC) é organizado todos os anos por um país membro.

CLIMS


 

Portugal assume Presidência do CLIMS

Outras Sugestões