Decorreu, a 19 de outubro de 2021, a vacinação com a dose de reforço (3ª dose) contra a COVID-19, no Centro de Apoio Social de Runa. Foram elegíveis para a toma da 3ª dose da vacina os residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) que concluíram o esquema vacinal primário, sem história de infeção SARS-COV-2 prévia. Do universo de 89 residentes em runa, foram vacinados 85.
No dia antecedente à administração da 3ª dose da Vacina contra a COVID-19, foram realizadas colheitas serológicas para integrar o estudo no âmbito do projeto epidemiológico promovido pelo Instituto Gulbenkian Ciência, em parceria com a Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar e Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva do Hospital das Forças Armadas – projeto de investigação “Fatores de Efetividade da Vacina COVID-19”.
Este projeto tem por objetivo a monitorização da resposta imunológica à vacinação contra a COVID-19, em particular em pessoas que trabalham, ou residem em estruturas residenciais para pessoas idosas. Para tal, foram definidas datas específicas para recolha de amostras sendo as mesmas: Tempo 0: administração da 1ª dose da vacina – inquérito epidemiológico; Tempo 1: 3 semanas após 2ª dose da vacina; Tempo 2: 6 meses após 1ª dose da vacina e Tempo 3: 1 ano após 1ª dose da vacina.
A terceira e última colheita iria realizar-se um ano após a primeira dose da vacina, previsivelmente, em 19 de janeiro de 2022. No entanto, devido à antecipação da administração da 3ª dose da vacina COVID-19, a recolha da terceira amostra nos residentes deste centro foi antecipada para o dia 18 de outubro de 2021. Aguardam-se resultados desta colheita.
Além da colaboração dos profissionais de saúde do CAS Runa, o processo de vacinação teve o apoio do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Oeste Sul/Torres Vedras.