RESULTADOS DA SEGUNDA FASE DO ESTUDO SEROLÓGICO NO CAS DE RUNA

Os resultados da segunda colheita do estudo serológico no Centro de Apoio Social (CAS) Runa, realizado no passado dia 19 de julho, indicam que a maioria dos residentes e funcionários daquele Centro, 63% e 98% respetivamente, mantêm anticorpos ao vírus SARS-Cov-2 após seis meses da toma da primeira dose da vacina contra a COVID-19. Participaram nesta fase do estudo 189 pessoas, das quais 87 são residentes e 102 são funcionários.

Esta colheita vem no seguimento do projeto de investigação “Fatores de Efetividade da Vacina COVID-19”, promovido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e em estreita em parceria com a Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar e Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva do Hospital das Forças Armadas. Este projeto tem por objetivo a monitorização à resposta imunológica à vacinação contra a COVID-19, em particular em pessoas que trabalham ou residem em estruturas residenciais para pessoas idosas.

A primeira recolha serológica deste projeto foi feita em 5 de março de 2021, três semanas após a segunda dose da vacina, na qual verificou-se que 95% dos residentes e 100% dos funcionários do CAS de Runa tinham desenvolvido anticorpos ao SARS-Cov-2.

A terceira e última colheita deste projeto irá realizar-se um ano após a primeira dose da vacina, previsivelmente em 19 de janeiro de 2022.

RESULTADOS DA SEGUNDA FASE DO ESTUDO SEROLÓGICO NO CAS DE RUNA

Outras Sugestões