No passado dia 30 setembro inaugurou-se no Centro de Apoio Social de Oeiras, o Circuito de Estimulação Psico-Motora (CEPM), um dos 4 circuitos integrados no projeto “MEXA-SE CÁ DENTRO”.
O projeto, da autoria da Unidade de Fisioterapia, nasceu no contexto da fase mais crítica da pandemia, em que as limitações às rotinas diárias dos residentes impunham diminuição da atividade física e restrições de liberdade de circulação.
Aproveitando as instalações e espaços físicos do CAS de Oeiras para a prática autónoma, segura e estimulante de exercícios de mobilidade geral, pretendeu-se contribuir, não só para a manutenção da funcionalidade global dos residentes, mas também para a requalificação dos espaços, tornando-os visualmente agradáveis, apelativos e promotores de atividades de desenvolvimento.
Desta forma, instalou-se na parede do túnel que dá acesso ao Serviço de Apoio Médico, o CEPM.
Este circuito caracteriza-se por um conjunto de exercícios expostos em painéis ilustrados com imagens e texto explicativo que têm como objetivo promover a estimulação cognitiva e motora dos utentes através de: (1) leitura e memorização de sequências; (2) identificação de cores e formas geométricas; (3) perceção visual e espacial na coordenação oculo-manual, oculo-pedal e na lateralidade; (4) mobilização dos membros superiores e inferiores; (5) coordenação e equilíbrio.
Intenta-se que este circuito possa ser utilizado por qualquer beneficiário ou colaborador que utilize as instalações do CAS de Oeiras e, numa lógica dinâmica ao longo do tempo, os exercícios dos painéis possam ser alterados quer na sua tipologia quer na sua apresentação gráfica.