IASFA Solidário

 

 

 

 

 

 

Para assinalar a quadra natalícia, o IASFA realizou uma ação de beneficência a favor da Associação Amanhecer Esperança, que contou com a participação dos colaboradores da Sede do Instituto, incluindo a Direção de Serviços da Ação Social Complementar e dos Gabinetes de apoio e de recursos, o Centros de Apoio Social (CAS) de Lisboa e Oeiras, bem como com a generosidade dos beneficiários residentes do CAS Oeiras, com intuito de fazer chegar, a famílias carenciadas, alguns bens de primeira necessidade.

Na impossibilidade de realizar a habitual festa de Natal, o IASFA divulgou a iniciativa internamente, a qual foi muito bem acolhida pelos colaboradores e residentes, que se prontificaram a contribuir para esta causa. Paula Costa, Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, representou o Instituto no momento da entrega dos bens, que aconteceu no passado dia 21 de dezembro na sede da Associação.

A Associação Amanhecer Esperança, é uma associação exclusivamente constituída por voluntários, sediada em Agualva/Cacém, que apoia famílias que vivem em condições de vida de extrema vulnerabilidade, desprovidas da possibilidade de satisfação de necessidades tão básicas como a alimentação, higiene, vestuário, cuidados de saúde, mobiliário, etc.. Criada há cerca de seis anos, a Associação apoia, atualmente, cerca de uma centena de famílias, que correspondem a mais de 90 menores de idade, num total de cerca de 300 pessoas, independentemente da área geográfica. No início deste ano, o número de famílias inscritas nesta associação era cerca de 11 famílias. Segundo a Associação Amanhecer Esperança, houve um aumento significativo de pedidos de apoio e encaminhamento vindo de outras instituições, fruto das consequências económicas da pandemia por COVID-19, sendo que na maioria dos casos são agregados familiares que viram os seus rendimentos reduzidos ou se depararam com situações de desemprego.

Para o ano de 2021, a associação pretende criar um Centro de Higiene e Bem-Estar, em Agualva-Cacém, para apoiar os sem-abrigos do Concelho de Sintra que não têm condições dignas para tratar da sua higiene pessoal e que consistirá em fornecer gratuitamente banhos públicos, cabeleireiro e esteticista, com o fim de elevar a autoestima e preparar os mesmo na procura de um emprego e objetivamente a inclusão social. Este projeto foi apresentado publicamente no auditório da Igreja de Sta. Maria à comunidade, com a presença do executivo da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, a 11 de janeiro de 2020.  Já existe um espaço cedido pela Igreja da Av. Sta. Maria, localizado nas traseiras do Centro de Operações (Sede) da Associação Amanhecer Esperança, todavia o espaço encontra-se carecido de obras profundas, com o custo de 30.000€, tendo a associação já angariado 1.000€ através de doações.

Nesta onda de solidariedade, os colaboradores do IASFA de outros Centros de Apoio Social juntaram-se a esta iniciativa angariando bens para serem entregues a associações dentro das suas zonas de ação. Assim, o CAS Alfeite efetuou a entrega dos bens angariados à Paróquia da Nossa Sra. da Consolação, e o CAS Coimbra ao Centro de Acolhimento João Paulo II.

IASFA Solidário

Outras Sugestões