Cerimónia comemorativa do dia do CAS Runa

Nos dias 25 e 26 julho de 2021, realizaram-se as cerimónias comemorativas do Nascimento da Princesa D. Maria Francisca Benedita e do Dia do Centro de Apoio Social de Runa, respetivamente.

O 275º aniversário natalício da Princesa D. Maria Francisca Benedita (nascida em1746), fundadora do Hospital Real dos Inválidos Militares de Runa e pioneira na ação social dos militares em Portugal assinalou-se a 25 de julho com uma pequena cerimónia de homenagem à nossa fundadora. Estiveram presentes o Presidente do IASFA e uma delegação de militares, funcionários e residentes do CAS de Runa. Na sepultura onde jaz a Princesa Maria Francisca Benedita, no Panteão dos Braganças, sito no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa, foi depositada uma coroa de flores, em reconhecimento à sua obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 26 de julho, foi efetuada a cerimónia do Dia do CAS de Runa, assinalando o 194º aniversário da inauguração do edifício do antigo Hospital de Inválidos Militares de Runa, em 25 de julho de 1827.

 

 

 

 

 

 

As comemorações tiveram início com o hastear da Bandeira Nacional, da União Europeia e do Estandarte do IASFA; seguindo-se a Cerimónia de Homenagem à Princesa e aos Mortos pela Pátria, com a deposição de uma coroa de flores junto ao seu Monumento, e uma Missa na Capela do CAS Runa. A Sessão Solene, presidida pelo Presidente do IASFA, contou, ainda, com a imposição de condecoração a um militar (Medalha de Mérito Militar, 2ª classe) e a entrega de medalhões do IASFA a ex-funcionárias por aposentação ou reforma do serviço. Houve, também, lugar à entrega de referência elogiosa atribuída ao CAS Runa e de louvores individuais a colaboradores daquele Centro, ambas as atribuições no âmbito da prevenção e combate à COVID-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salienta-se que estas celebrações foram efetuadas com o excelso apoio da direção do Museu de São Vicente de Fora, na autorização para realização da deposição de coroa de flores no tumulo da Princesa Maria Francisca Benedita, e da Força Aérea Portuguesa, com o envio de terno de clarins da sua Banda de Música. Todas as celebrações tiveram em consideração a atual crise pandémica pelo vírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19, no estrito cumprimento dos normativos e orientações superiormente emitidos e em vigor para prevenção e combate à mesma pelas entidades competentes.

 

 

Cerimónia comemorativa do dia do CAS Runa

Outras Sugestões