No âmbito da Ação Social Complementar, indo ao encontro do desejo dos nossos beneficiários na promoção de ações de convívio e ao mesmo tempo enriquecedoras culturalmente, o CAS Viseu realizou um passeio sénior no dia 27 de maio de 2022, ao Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa).
Como uma imensa galeria ao ar livre, o Vale do Côa apresenta mais de mil rochas com manifestações rupestres, identificadas em mais de 80 sítios distintos, sendo predominantes as gravuras paleolíticas, executadas há cerca de 30.000 anos.
O Museu do Côa não substitui a visita aos sítios de arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa, afinal o ‘verdadeiro’ Museu. Constitui-se como o portal que permite aos visitantes começar a descobrir a arte rupestre dos vales do Côa e do Douro.
O Museu é também um centro de acolhimento para investigadores que desejam estudar o Côa aproveitando a maior biblioteca nacional dedicada à arte rupestre.
O evento continuou com um almoço convívio num restaurante da região, seguido de uma visita ao centro histórico de Torre de Moncorvo.
No final do dia era notória a satisfação geral dos beneficiários participantes, tendo sido uma experiência muito enriquecedora e de fraterno convívio.