Proximidade, confiança e segurança. São estas as premissas da mudança. O IASFA quer estar mais perto de si. Mudámos a nossa identidade visual e hoje explicamos-lhe porquê.
Ao longo dos anos, o IASFA tem passado por diversas mudanças, sempre com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados. Apesar disso, nem sempre o aspeto comunicacional teve relevância, ficando para segundo plano. Hoje, a comunicação ganhou outra visibilidade, não só pela rapidez com que a informação é disseminada nesta Era tão digital, mas porque percebemos que, na maioria das vezes, a falta ou falha de comunicação entre o IASFA e os seus beneficiários era prejudicial para ambos. Num estudo efetuado em 2020, concluímos que, apesar da melhoria na quantidade e qualidade da informação direcionada aos stakeholders, nomeadamente através da criação do novo site, da presença nas redes sociais, do envio mensal de uma newsletter e da mudança da periodicidade da InfoIASFA, ainda há muito por fazer para que o nosso público-alvo conheça o IASFA por fora mas também por dentro. Somos transparentes, mas nem sempre conseguimos levar até si todas as nossas ideias e intenções. Nem sempre temos conseguido mostrar o que fazemos, como fazemos e porque fazemos. Foi este o mote para uma mudança da imagem do IASFA. Passámos por vários processos de transformação, com várias imagens em cima da mesa. No entanto, nenhuma transmitia a verdadeira essência do IASFA. O Brasão, que sempre foi o rosto do Instituto, é carregado de simbolismo e de significados que não podiam simplesmente deixar de existir. O Brasão continuará a representar as origens do IASFA e, na sua essência, não podíamos dar ao Instituto uma nova imagem que não fosse digna da representatividade que o Brasão carrega. Assim, optámos por uma nova imagem num tipo de letra, com um pequeno apontamento cuja simbologia nos transporta para o escudo português, onde englobamos toda a Família Militar. Não há distinções de Ramos, posto ou género. Somos Família e é por ela que, diariamente, todos trabalhamos em prol de um presente condigno, com vista a um fututo melhor. Também a assinatura da nova identidade visual do IASFA não foi escolhida ao acaso. O objetivo era transmitir, em poucas palavras, a visão e os valores do Instituto, a par da proximidade, da confiança e da segurança que pretendemos que nos reconheça. Ao seu lado, hoje e sempre. É este o sentimento que queremos que encontre em cada colaborador e em cada atitude. Em todos os momentos, a nossa única vontade é zelar pelos seus interesses e dos seus entes queridos. É certo que nem sempre conseguimos satisfazer os seus anseios. Por vezes, não conseguimos ir ao encontro das suas expectativas. Mas é garantido que nada disso acontece por falta de vontade ou de zelo. A identidade visual do IASFA muda em 2021, mas a vontade de continuar a fazer mais e melhor mantém-se e continuará a ser o nosso plano de ação para os anos vindouros. A partir de agora, esta é a nossa marca. Com a garantia de que queremos estar consigo, contamos com os seus contributos para que possamos seguir juntos este caminho de melhoria contínua. Para isso, tem ao seu dispor os contactos habituais, por carta ou por e-mail, e pode ainda enviar sugestões que visem melhorar a comunicação entre o IASFA e os seus beneficiários para o e-mail infoiasfa@iasfa.pt . Valorizamos e temos em consideração todas as ideias que contribuam para uma comunicação mais eficaz.