NOTÍCIAS

O IASFA apoia os seus beneficiários e a sociedade através do fornecimento de alimentação

31.03.2020

Considerando a situação evolutiva da COVID–19 em Portugal, o IASFA, durante esta fase de mitigação da pandemia, tem vindo a adotar diversas medidas, dentro dos seus Centros de Apoio Social (CAS), nomeadamente naqueles com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), como é o caso dos Centros de Apoio Social em Oeiras, Runa e Porto, e no que disponibiliza estruturas de apoio aos mais jovens, como o Berçário, Creche, Jardim-de-Infância e Escola Básica, o CAS Alfeite.

Dentro das instalações dos CAS do IASFA, para acautelar hipotéticos contágios, o Serviço de Alimentação encontra-se limitado aos residentes e funcionários. Foram também efetuadas as devidas alterações na disposição das mesas e no número de lugares sentados, de acordo com as recomendações adotadas para o efeito, e devidamente reajustados os horários de forma a que exista o menor contacto entre mesmos.

O CAS Alfeite, particularmente, tem apoiado os seus beneficiários e demais cidadãos daquela área geográfica que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, através do fornecimento de refeições. É o caso das crianças do escalão A da Ação Social Escolar – no quadro do apoio prestado à Escola Básica do Alfeite –, dos beneficiários idosos residentes do Bairro Social do Alfeite, propriedade do IASFA, e outros tantos que residem nas proximidades do CAS, pelo facto de terem perdido os serviços prestados por restaurantes, agora fechados, fazendo chegar as refeições por serviço take-away. Adicionalmente, o CAS Alfeite tem dado o mesmo apoio alimentar no âmbito de ação social urgente a militares com processos referenciados pela Direção de Apoio Social da Marinha e a pessoal auxiliar da Escola N.º 3 do Laranjeiro, estabelecimento de ensino designado para acolhimento pelo Agrupamento de Escolas António Gedeão.

IASFA REFORÇA MEDIDAS DE PREVENÇÃO JUNTO DOS SEUS COLABORADORES NA FASE DE MITIGAÇÃO DA COVID-19

30.03.2020

Após entrada em vigor em Portugal, no passado dia 26 de março, da fase de mitigação da pandemia da Covid-19, por determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), o IASFA reforçou as medidas de prevenção junto dos seus colaboradores, internos e externos, que prestam serviço nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Estas medidas passam por efetuar controlos preventivos da temperatura corporal destes colaboradores, assim como a possibilidade de pernoitarem nas instalações, caso necessitem, no sentido de minimizar as deslocações e o cansaço dos mesmos. Esta última já começou a ser implementada na ERPI do Centro de Apoio Social (CAS) do Porto, perspetivando-se para breve o seu alargamento às ERPI dos CAS de Oeiras e de Runa.

Os CAS com ERPI estão também a reforçar as ações de divulgação aos colaboradores sobre as medidas a tomar na fase de mitigação e a nova realidade decorrente da sua entrada em vigor, com ênfase no rigoroso cumprimento dos procedimentos definidos para evitar o contágio interno, bem como a conduta defensiva mais adequada para evitar riscos no exterior.

Segundo a DGS, a “fase de mitigação é a terceira e a mais grave fase de resposta à doença Covid-19”, sendo ativada quando existe “transmissão comunitária”. A resposta a esta fase centra-se na “atenuação dos efeitos da doença e na diminuição da sua propagação”.

COVID-19: IASFA ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS DE DESINFEÇÃO DOS ESPAÇOS

29.03.2020

Desde que entrou em ação o plano de contingência, a 10 de março de 2020, o IASFA tem adotado medidas preventivas de combate à proliferação do COVID-19 por todos os equipamentos sociais e sede do instituto.

As áreas e locais que ainda se encontram abertos ao público, como o serviço de take away do Centro de Apoio Social (CAS) do Alfeite e alguns postos de atendimento clínico de alguns CAS, no estrito cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, têm sofrido ações de desinfestação, com recurso a pulverizadores contendo hipoclorito de sódio. No caso do CAS Oeiras a desinfeção de espaços exteriores tem sido garantida pelos Bombeiros Voluntários de Oeiras.

O IASFA, através dos seus Centros de Apoio Social e Direções de Serviços, continua a assegurar o atendimento, de forma não presencial, na área da Ação Social Complementar e Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas, no horário das 09h às 17h, através de e-mail e dos números de telefone e de telemóvel que foram difundidos via site institucional e Facebook.

Os locais onde se encontram a trabalhar presencialmente os colaboradores do IASFA têm sofrido limpezas específicas de desinfeção, assim como os trabalhadores receberam recomendações para desinfetarem os seus postos de trabalho antes de iniciarem a sua atividade laboral todos os dias, observando as regras de higiene pessoal aconselhadas pela Direção Geral de Saúde.

A medida de desinfeção por pulverização está também em curso no Bairro Social do Alfeite, em apoio aos residentes, sendo efetuada em todas as entradas dos 23 edifícios que constituem o bairro. Apesar de ser da responsabilidade das autarquias locais este tipo de intervenção nas áreas circundantes dos prédios, por se tratarem de espaços públicos, o Bairro Social do Alfeite encontra-se localizado em propriedade privada, sendo responsabilidade do IASFA qualquer ação de limpeza e desinfeção nas áreas contíguas e comuns aos prédios.

_____________________________________

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

13.02.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um protocolo com da RCG-Reabilitar em Casa – Serviço de Apoio Domiciliário. A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no passado dia 7 de fevereiro, nas instalações do Centro de Apoio Social de Lisboa. Estiveram presentes na cerimónia o Chefe da Divisão de Apoio Social, Doutor Paulo Sequeira e a Gerente/Diretora Técnica da RCG-Reabilitar em Casa – Serviço de Apoio Domiciliário, Dra. Rita Cosme.

Consulte em detalhe os benefícios do protocolo aqui.

➡️ Lagoas Park Oeiras – Edificio 7 – Piso 1 Sul 2740-244 PORTO SALVO
📞  917 861 795 | 211 224 689
📧  geral@reabilitar-em-casa.com
🌐 www.reabilitar-em-casa.com | https://www.facebook.com/fisireabilitar/

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

12.02.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um protocolo com a Residência Sénior F&M.  
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do Chefe da Divisão de Apoio Social (DAS), Doutor Paulo Sequeira, da Técnica Superior de Serviço Social da DAS, Dra. Ana Paula Coelho, do Diretor Executivo e da Diretora Técnica da Residência Sénior F&M, Dr. Tiago Morais e Dra. Liliana Sofia Mendes, respetivamente.

Consulte em detalhe os benefícios do protocolo aqui.

➡️ Rua D. Inês de Castro, nº 9, São João da Talha 2695-774 Loures
📞  219 557 425 | 961 603 555
📧  geral@fmresidencisenior.pt
🌐 www.fmresidenciasenior.pt| Facebook

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

07.02.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um protocolo com a Consolar – Serviços de Apoio Domiciliário.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do Diretor da ASC, Coronel Luís Pereira Nunes, do Chefe da Divisão de Apoio Social, Doutor Paulo Sequeira, da Sócia-gerente e da Diretora Técnica da Consolar – Serviços de Apoio Domiciliário, Dra. Ana Ferraz e Dra. Heloísa Varela, respetivamente.

Consulte em detalhe os benefícios do protocolo aqui.

➡️ Rua Prof. Sousa da Câmara, nº 190 – Loja A e B CAMPOLIDE 1070 – 219 LISBOA
📞 966 128 136 | 914 695 630 | 211 924 678
📧 consolar.apoiodomiciliario@gmail.com
🌐 http://consolar.pt/ | Facebook.com/consolar.sad

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O IASFA E A ASSOCIAÇÃO SALGUEIRO MAIA

31.01.2020

Decorreu hoje, dia 31 de janeiro, no Centro de Apoio Social de Lisboa, a assinatura do protocolo de colaboração entre o IASFA e a Associação Salgueiro Maia. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, da Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa, do Presidente da Associação Salgueiro Maia, Coronel João Andrade da Silva e dos membros da Direção da Associação, Coronel Eduardo Costa, Dr. Luís Carvalho e Sr. João Caldeira.

Este protocolo de colaboração visa proporcionar aos beneficiários dos Centros de Apoio Social do IASFA a participação, através de tertúlias mensais, no projeto “Somos Memórias, Memórias para melhor viver”, da Associação Salgueiro Maia. Em cada sessão será abordado um tema referente às várias fases do ciclo de vida, sendo que cada um dos participantes contará a sua história de vida, com o objetivo de dinamizar e apelar à memória dos mesmos, sejam militares e/ou respetivas famílias.

A Associação Salgueiro Maia é uma organização sem fins lucrativos, com atividade associativa e que tem por objetivos a promoção de eventos onde serão relembrados os valores da cidadania, através da homenagem ao exemplo de vida dos Capitães de Abril – Fernando José Salgueiro Maia. 

DIVULGAÇÃO – CONCURSO DE ADMISSÃO AOS ESTABELECIMENTOS MILITARES DE ENSINO

14.01.2020

Encontram-se abertas as inscrições para admissão ao Colégio Militar e Instituto dos Pupilos do Exército, para o ano letivo 2020/21.

Saiba mais em:
➡️ Colégio Militar: www.colegiomilitar.pt | www.facebook.com/colegiomilitar/
➡️ Instituto dos Pupilos do Exército: www.pupilos.eu | www.facebook.com/pupilosdoexercito/

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL VISITA O CENTRO DE APOIO SOCIAL DE OEIRAS

08.01.2020

No passado dia 6 de janeiro, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou o Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS Oeiras), por ocasião da celebração do Dia de Reis.

O Ministro fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro. Os governantes foram recebidos pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, pelos Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, Paula Costa e Manuel Lopes e pelo Diretor do CAS Oeiras, Coronel José Fazendeiro.

Após a apresentação de cumprimentos, presenteada com o hino do IASFA cantado pelo Coro do CAS Oeiras, a comitiva incitou a visita na Unidade Funcional 2, destinada ao alojamento permanente de idosos em situação de dependência moderada ou severa, na qual teve a oportunidade de ter um contacto mais próximo com residentes e colaboradores.

Seguidamente, a comitiva visitou as instalações do Serviço de Apoio Médico (SAMED), a Unidade Funcional 1, destinada ao alojamento permanente de idosos em situação de autonomia ou com ligeira dependência e o edifício da direção do Centro, no qual assistiu ao “Cantar das Janeiras”, protagonizado pela Tuna do CAS Oeiras.

Após a atuação da Tuna, o Presidente do Conselho Diretivo do IASFA e o Ministro da Defesa Nacional proferiram palavras alusivas ao momento, destacando o importante papel da “Família Militar” enquanto suporte fundamental dos militares das Forças Armadas. O Ministro da Defesa Nacional referiu que é ambição do Governo conseguir, por um lado, equilibrar as contas do Instituto e, por outro, continuar a servir os beneficiários do IASFA da melhor forma possível. João Gomes Cravinho acrescentou que antevê um futuro positivo para o IASFA, fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado, quer internamente pelo Instituto, quer pelo Governo.

Após a partilha de um brinde e de bolo rei, o Ministro da Defesa Nacional procedeu à assinatura no Livro de Honra do IASFA, deixando palavras de agradecimento e de apreço e votos de Feliz Ano Novo aos residentes do CAS Oeiras e a todos os que trabalham na instituição.

NOVO SUBSÍDIO COMPLEMENTAR DE NASCIMENTO

30.12.2019

O Conselho Diretivo do IASFA aprovou a criação do Subsídio Complementar de Nascimento (SCN), no âmbito da Ação Social Complementar (ASC).

Este novo subsídio, de atribuição única, será concedido automaticamente aos beneficiários titulares da ASC com filhos nascidos entre 01-06-2019 e 29-10-2019. Os beneficiários titulares com filhos nascidos a partir do dia 30-10-2019, deverão apresentar a candidatura ao SCN no prazo de 6 meses contados a partir da data do nascimento, para o Centro de Apoio Social da área de residência ou por correio eletrónico para a Divisão de Apoio Social do IASFA, para o endereço das@iasfa.pt .

O montante fixo por descendente, atualmente situado nos 150€, é aprovado anualmente pelo Conselho Diretivo.

Para mais informações, contacte a Divisão de Apoio Social do IASFA:

Localização: Instalações do CAS Lisboa, Rua de S. José, 24, Lisboa

Telefone: 213 407 678

E-mail: das@iasfa.pt

MAIS DE 300 CANDIDATURAS AO CONCURSO DE ARRENDAMENTO DE RENDA ECONÓMICA

27.12.2020

O Concurso Normal por inscrição para a atribuição de casas de renda económica do IASFA, cujo prazo de inscrição decorreu entre 22 de novembro e 23 de dezembro, contou mais de 400 candidaturas iniciadas, das quais 362 de beneficiários titulares (129 Oficiais, 163 Sargentos, 59 Praças e 11 outros titulares) e 39 de beneficiários não titulares. Mais de 300 candidaturas foram efetivamente submetidas.

A aposta preferencial nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), com a disponibilização de uma plataforma desenvolvida internamente para a gestão do concurso, visou facilitar e simplificar aos beneficiários a apresentação da sua candidatura e obter ganhos de qualidade, transparência e economia de tempo no tratamento da informação instrutória e processual.

Ao não ser esquecida a formulação da candidatura por meios não eletrónicos, via postal, assegurou-se aos beneficiários que por esta via se relacionam com o IASFA, condições de igualdade no concurso, sem restrições ou discriminações.

No final desta fase, os dados disponíveis demonstram o elevado interesse e participação de beneficiários, a saber:

  • Nº Inscrições de beneficiários na plataforma: 401 (Quatrocentas e uma);
  • Candidaturas submetidas eletronicamente: 270 (Duzentas e setenta);
  • Pedidos de esclarecimentos solicitados ao júri: 108, dos quais três em duplicado);             
  • Nº de esclarecimentos prestados pelo júri: 105 (Cento e cinco);
  • Tempo médio de resposta no pedido de esclarecimentos: 1 (Um dia);
  • Candidaturas por via Postal até 27 dez.: 35 (Trinta e cinco);
  • Total de candidaturas: 305 (Trezentas e cinco).

O Júri procederá agora ao desenvolvimento das fases seguintes do concurso: apreciação de candidaturas, admissibilidade, audição prévia dos interessados, atribuição de habitações, aceitação da habitação atribuída e celebração de contratos, seguindo o previsto no Programa de Concurso.

TOMADA DE POSSE DO DIRETOR DO CAS VISEU

09.12.2019

O Coronel Rui Alexandre Almeida Esteves, foi designado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Viseu, com efeitos a partir do dia 2 de dezembro de 2019.

A cerimonia de tomada de posse, foi presidida pelo Tenente-General Fernando de Campos Serafino, Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., na passada segunda-feira, a qual decorreu no Centro de Apoio Social de Viseu, entre a presença de vários convidados.

No decorrer da cerimónia, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. entregou ao Diretor cessante, o Coronel António José Lourenço da Fonte Rabaça, o Diploma de Louvor e o Medalhão do IASFA, I.P. como agradecimento pelos serviços prestados ao Instituto durante os nove anos de liderança no Centro de Apoio Social de Viseu.

CAS RUNA – CONVÍVIO DE SÃO MARTINHO 2019

15.11.2019

Realizou-se no dia 14 de novembro no Centro de Apoio Social de Runa (CAS Runa) um convívio de São Martinho, com almoço seguido de animação.
O almoço juntou os residentes da estrutura residencial para pessoas idosas do CAS Runa e os trabalhadores e dirigentes do CAS, contando também com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA e da Vogal com o pelouro da Ação Social Complementar, bem como do Diretor do Centro de Apoio Social de Oeiras. Após o almoço, juntou-se às comemorações o Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.
A animação musical foi assegurada pelo Coro do CAS de Runa, que cantou algumas canções portuguesas bem conhecidas dos presentes, e pela Tuna do CAS de Oeiras, tendo ambas as atuações sido muito aplaudidas. Foi ainda apresentada uma pequena peça de teatro de sombras sobre a lenda de São Martinho, representada por dois residentes do CAS Runa. A animação prosseguiu com duas atuações de fados, protagonizadas por um militar antigo colaborador do CAS Runa e por uma enfermeira da instituição. Os residentes acompanharam as atuações entoando o refrão das melodias e marcando o ritmo com palmas e foram vários os que também dançaram.
O Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando Serafino, proferiu uma breve intervenção, felicitando os residentes e saudando as atuações do Coro do CAS Runa, da Tuna do CAS Oeiras e dos protagonistas da peça de teatro, agradecendo igualmente as atuações dos fadistas. Felicitou o Diretor do CAS de Runa e os funcionários pela iniciativa e pelo empenho de todos na sua organização.
O Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, dirigiu por sua vez algumas palavras aos presentes, manifestando a sua satisfação por visitar pela primeira vez o CAS de Runa e congratulando-se com a alegria, esperança e solidariedade demonstrados pelos residentes. Pediu aos presentes as suas orações e solidariedade para com todos os militares, particularmente para com os que se encontram em missão no estrangeiro e que irão passar o Natal longe do país.
Após o convívio, D. Rui Valério, acompanhado pelo Conselho Diretivo do IASFA, pelo Diretor do CAS de Runa e por técnicas do museu, visitou a igreja e o Museu do CAS de Runa, tendo manifestado a sua admiração pelo património museológico e artístico e o seu apreço pelo trabalho realizado pelo CAS no estudo e preservação desse património. O Bispo das Forças Armadas assinou ainda o Livro de Honra do CAS Runa, deixando palavras de apreço pela missão da instituição.

VISITA DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO AO CENTRO DE APOIO SOCIAL DE RUNA

06.11.2019

No dia 5 de novembro, o Centro de Apoio Social de Runa (CAS de Runa) recebeu a vista do Chefe do Estado-Maior do Exército Português (CEME), General José Nunes da Fonseca, por ocasião da entrega dos fundos que resultaram da solidariedade manifestada pelo Concerto de Primavera do Exército, realizado no passado mês de maio, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto solidário “Jardins de Runa”.
Este projeto visou intervir na zona ajardinada do CAS de Runa, local essencial para o bem-estar dos Beneficiários residentes deste Centro.

A comitiva do General CEME, composta pelo Vice-CEME e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Rui Guerra Pereira, pelo Quartel-Mestre-General, Tenente-General João Nunes dos Reis, pelo Ajudante-Geral do Exército, Tenente-General Fonseca e Sousa e pelo Chefe do Gabinete do CEME, Major-General José Figueiredo Feliciano foi recebida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, pela Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa e pelo Diretor do CAS de Runa, Coronel Joaquim Moura.

Após a receção e apresentação de cumprimentos, realizou-se um almoço com as comitivas e com os Beneficiários residentes do Centro, no qual foram proferidos discursos alusivos ao momento, por parte do General CEME e do Presidente do Conselho Diretivo. Da parte da tarde, a comitiva assistiu ao briefing do projeto “Jardins de Runa”, apresentado pelo Arq.º Pedro Batardo, da Divisão de Gestão do Património do IASFA. Seguiu-se uma visita à área intervencionada no âmbito do projeto solidário, à assinatura do Livro de Honra do CAS de Runa, por parte do General CEME e, por fim, à entrega de lembranças institucionais.

DELEGAÇÃO CHINESA VISITA O IASFA

11.10.2019

Decorreu, nos dias 27 e 28 de setembro, uma visita de trabalho da Delegação do Ministério dos Assuntos Veteranos da República Popular da China ao IASFA. No primeiro dia da visita, a Delegação, composta por seis elementos e chefiada por Wang Zhiming, Diretor do Gabinete-Geral do Ministério dos Assuntos Veteranos, foi recebida nas instalações do Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS Oeiras) pelo Conselho Diretivo do IASFA, pelo diretor do Centro, Coronel José Fazendeiro, pelo diretor de serviços da Ação Social Complementar, Coronel Luís pereira Nunes e pela chefe do Gabinete de Recursos Materiais, Dra. Ana Sofia Mota.

Após a sessão de cumprimentos e boas-vindas, marcada pela atuação do Coro do CAS Oeiras, a Delegação chinesa assistiu a um briefing sobre a missão do Instituto, seguida de uma visita às instalações e valências do CAS Oeiras, na qual os convidados tiveram a possibilidade de ter um contacto direto com os residentes e utentes deste Centro.

No segundo dia, a Delegação chinesa foi recebida no Centro de Apoio Social do Porto (CAS Porto) pelo seu Diretor, Coronel Antonino Pereira de Melo e pela Dra. Ana Sofia Mota, Chefe do Gabinete de Recursos Materiais do IASFA, que apresentaram cumprimentos. Pelo Diretor do CAS Porto, foi efetuada uma apresentação sobre a missão e valências daquele Centro, a que se seguiu um período dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre a Organização e funcionamento dos serviços, que foram esclarecidas pelo Diretor e pela Diretora Técnica da ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Dra. Elsa Lopes. Após o coffee break, seguiu-se uma visita às instalações da ERPI, Unidades Funcionais 1 e 2, e da Messe Residencial.

TOMADA DE POSSE DO DIRETOR DO CAS DE RUNA

07.10.2019

O Coronel Joaquim Manuel de Almeida Moura, foi hoje designado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Runa. A cerimonia de tomada de posse, presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., decorreu hoje, no Salão Nobre do Centro de Apoio Social de Runa.

No decorrer da cerimónia, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. entregou ao Diretor cessante, o Coronel João Francisco Águas Bigodinho, o Diploma de Louvor e o Medalhão do IASFA, I.P. como agradecimento pelos serviços prestados ao Instituto.

TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETIVO DO IASFA

26.02.2019

Decorreu, no passado dia 21 de fevereiro no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., Tenente-General Fernando de Campos Serafino.

A cerimónia, presidida por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Doutor João Gomes Cravinho, contou com a presença de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António da Silva Ribeiro, de S. Exa. a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Doutora Ana Santos Pinto, de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General José Nunes da Fonseca, do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Jorge Novo Palma, do Comandante da Logística da Força Aérea Portuguesa (em representação do CEMFA), Tenente-General José Fangueiro da Mata e do Presidente cessante do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., Tenente-General Rui Xavier Matias.

Estiveram igualmente presentes na cerimónia os Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., assim como vários dirigentes do Ministério da Defesa Nacional, entre outros convidados.

Na sua intervenção na tomada de posse, o Ministro da Defesa Nacional salientou que “é da maior importância, apoiar e acarinhar esta Instituição e quem a ela se dedica, para superarmos, juntos, as conhecidas dificuldades que ela enfrenta, e que resultam de insuficiente enquadramento, orientação e acompanhamento, ao longo de muitos anos”.

Síntese curricular do Tenente-General Fernando de Campos Serafino