NOTÍCIAS

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

11.08.2020

 

 

 

 

 

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um novo protocolo com a entidade “O Barro” – Alojamento Local.

A cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu no passado dia 7 de agosto, nas instalações do Centro de Apoio Social de Lisboa, contou com a presença do chefe da Divisão de Apoio Social do IASFA, Doutor Paulo Sequeira, da sócia-gerente e do proprietário da entidade protocolada, Sra. Maria do Carmo Leal e Sr. Silvestre Marques, respetivamente.

➡️ Rua Dona Arlinda e Eliezer Kamenezky, nº 44, 7170-062 Redondo
📞 965 037 138
📧 obarroalojamentolocal@gmail.com
🌐 https://www.booking.com/hotel/pt/o-barro.pt-pt.html| https://www.facebook.com/obarroalojamentolocal/

Conheça os benefícios deste protocolo, aqui.
Consulte também todos os nossos protocolos, no âmbito da ASC, aqui.  

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

11.08.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um residente da Unidade Funcional 1 do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava hospitalizado desde 30 de julho.

Há, assim, a registar um caso ativo de infeção, correspondente a um funcionário externo do CAS de Oeiras, que se encontra em isolamento profilático, na sua residência, desde 6 de agosto.

Até ao momento, foram realizados 1836 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1771 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Contabilizam-se, assim, um total de 33 pessoas com teste positivo, das quais 31 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE INFEÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

08.08.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção no Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras. Trata-se de um funcionário externo, que se encontra em isolamento profilático, na sua residência, desde 6 de agosto.

Há, assim, a registar dois casos ativos de infeção, correspondentes ao referido funcionário externo e a um residente da Unidade Funcional 1 do CAS de Oeiras, que se encontra hospitalizado desde 30 de julho.

Até ao momento, foram realizados 1836 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1771 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Contabilizam-se, assim, um total de 33 pessoas com teste positivo, das quais 30 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO E MAIS DE 1800 TESTES REALIZADOS

(ATUALIZAÇÃO)

07.08.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um colaborador externo do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático, no seu domicílio, desde 15 de julho.

Há, assim, a registar um caso ativo de infeção, correspondente a um residente da Unidade Funcional 1 do CAS de Oeiras, que se encontra hospitalizado desde 30 de julho.

Até ao momento, foram realizados 1836 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1771 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Contabilizam-se, assim, um total de 32 pessoas com teste positivo, das quais 30 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

CONSULTAS DE NUTRIÇÃO NO CENTRO DE APOIO SOCIAL DE PONTA DELGADA

05.08.2020

Marcações e mais informações:
➡️ Rua José Maria Raposo Amaral, 22, Ponta Delgada
📞 296 101 600
📧 samed.caspdelgada@iasfa.pt

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

04.08.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um novo protocolo com a entidade Fundação Beatriz Santos – Domus Aeminium – Residência Geriátrica (Lordemão, Coimbra).

Este protocolo oferece aos beneficiários da Ação Social Complementar, respetivos cônjuges e beneficiários diretos até ao 2º grau de parentesco, a isenção do pagamento de jóia de inscrição/admissão e uma redução de 5% e/ou 10% (casal) respetivamente, sobre o valor a pagar, indicados nas tabelas em vigor, em regime de alojamento temporário ou permanente.

Para mais informações, contacte o CAS Coimbra através do número 239 713 232, ou por e-mail cascoimbra@iasfa.pt
Consulte também todos os nossos protocolos, no âmbito da ASC, aqui.  

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

03.08.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um novo protocolo com a entidade Clube Dos Avós, Serviços de Apoio Social, Lda.

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no passado dia 28 de julho, nas instalações do Centro de Apoio Social de Lisboa. Estiveram presentes o chefe da Divisão de Apoio Social do IASFA, Doutor Paulo Sequeira e a proprietária e diretora técnica do Clube dos Avós, Dra. Ana Paula de Jesus Roque.

➡️ Praça das Novas Nações, 42, 1170 – 277 Lisboa
📞 21 812 7990
📧 geral@clubedosavos.pt,
🌐 www.clubedosavos.pt

Conheça os benefícios deste protocolo aqui.
Consulte também todos os nossos protocolos, no âmbito da ASC, aqui.  

CONSULTAS DE CLÍNICA GERAL RETOMADAS NO CAS LISBOA

02.08.2020

A partir de amanhã, 03 de agosto, o Posto Médico do Centro de Apoio Social (CAS) de Lisboa retomará as consultas de clínica geral, por marcação prévia, na Rua de S. José, nº 24.

As consultas de clínica geral para os beneficiários da área metropolitana de Lisboa mantiveram-se sempre disponíveis no Posto Médico dos Olivais, que apresenta agora alterações aos horários de atendimento.

A marcação de consultas para ambos os Postos Médicos pode ser feita através dos seguintes contactos:

Telef. 211 594 383  

E-mail: caslisboa.samedolivais@iasfa.pt

Horários de consultas por Posto Médico:

CAS Lisboa (Rua de S. José 24 1150-321 Lisboa)

2ªFeira: das 11h às13h

5ªFeira: das 11h às 13h

Olivais (Rua Almada Negreiros 475 1800-016 Lisboa)

2ªFeira: das 09h às 11h
3ªFeira: das 09h às 13h e das 14h às 16h
4ªFeira: das 09h às 13h
5ªFeira: das 14h às 16h
6ªFeira: das 09h às 13h 

NOVO DIRETOR DO CAS OEIRAS TOMOU POSSE

31.07.2020

Decorreu ontem, dia 30 de julho, no Auditório Princesa Benedita do Centro de Apoio Social de Oeiras (CASO), a tomada de posse do novo Diretor do Centro, COR Orlando Colaço.

Durante a cerimónia, presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, TGEN Fernando de Campos Serafino, o Diretor que cessou funções, COR José Fazendeiro, foi louvado e condecorado com a Medalha de Defesa Nacional, 1ª Classe, e agraciado com o medalhão do IASFA, como forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados e pela inesgotável capacidade e sentido de missão demonstrados ao longo dos 10 anos em que prestou serviço no IASFA e particularmente nas funções de Diretor do CASO, incluindo durante a atual situação de pandemia.

O novo Diretor do CAS Oeiras terá pela frente grandes desafios, nomeadamente a continuidade do trabalho de controlo e mitigação de contágios num contexto tão particular como é o existente no CAS Oeiras, onde há cerca de 300 residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

COVID-19: NOVO CASO DE INFEÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

31.07.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção no Centro de Apoio Social de Oeiras. Trata-se de um residente da Unidade Funcional 1, que se encontra hospitalizado, desde ontem, após ter testado positivo à COVID-19.

Há, assim, a registar dois casos ativos de infeção, correspondentes a um residente e a um colaborador externo, também do CAS de Oeiras, que se encontra em isolamento profilático, no seu domicílio, por não apresentar sintomas.

Até ao momento, foram realizados 1798 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1733 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Contabilizam-se, assim, um total de 32 pessoas com teste positivo, das quais 29 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

29.07.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um colaborador externo do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático, no seu domicílio, desde 4 de julho.

Há, assim, a registar um caso ativo de infeção, correspondente a um colaborador externo do CAS de Oeiras, que se encontra assintomático e confinado no respetivo domicílio.

Até ao momento, foram realizados 1794 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1709 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 20 aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 31 pessoas com teste positivo, das quais 29 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

CERIMÓNIA COMEMORATIVA DO DIA DO CAS DE RUNA – DIA DA PRINCESA

28.07.2020

Decorreu, no passado sábado, dia 25 de julho, a cerimónia comemorativa do Dia do Centro de Apoio Social de Runa (CAS de Runa), alusiva ao 193º aniversário da inauguração do Hospital de Inválidos Militares de Runa, coincidente com o 274º aniversário natalício da Princesa D. Maria Francisca Benedita, sua benemérita.

A cerimónia, presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, teve início pelas 08h00, com o hastear da Bandeira Nacional, da Bandeira da União Europeia e do Estandarte do IASFA. Pelas 10h00, realizou-se a Cerimónia de Homenagem à Princesa, com a deposição de uma coroa de flores junto ao seu monumento, seguida de uma missa na capela do Centro.

Seguiu-se a Sessão Solene, com as alocuções do Diretor do CAS de Runa, Coronel Joaquim Moura e do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA. Na sua intervenção, o Tenente-General Fernando de Campos Serafino destacou a importância simbólica desta efeméride, salientando o “orgulho de manter o mesmo espírito de missão e honrar a sua insígnia, onde se inscreve ‘Ali tereis socorro e forte esteio’”. Deu como exemplos medidas da estratégia definida para o período de 2019 a 2021, nomeadamente o concurso para o arrendamento de 55 frações habitacionais, o arrendamento de espaços comerciais e as medidas vertidas em memorando de entendimento para o equilíbrio financeiro do Instituto, acordadas em outubro de 2019, entre o Ministério das Finanças, o Ministério da Defesa Nacional e o IASFA. O Presidente do Conselho Diretivo terminou a sua alocução saudando todos os militares e civis que prestam serviço no IASFA pelo “inexcedível trabalho e ação que têm desenvolvido em prol da Família Militar”, especialmente nestes tempos de pandemia.

Intervenção do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

23.07.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um colaborador externo do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático, no seu domicílio, desde 9 de julho.

Há, assim, a registar dois casos ativos de infeção, correspondentes a dois colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1774 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1705 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e quatro aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 31 pessoas com teste positivo, das quais 28 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE INFEÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

16.07.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção, no Centro de Apoio Social de Oeiras. Trata-se de um colaborador externo, que se encontra em isolamento profilático, no seu domicílio, por não apresentar sintomas.

Há, assim, a registar três casos ativos de infeção, correspondentes a três colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1754 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1688 com resultado negativo, 31 indeterminados e um aguarda resultado.

Contabilizam-se, assim, um total de 31 pessoas com teste positivo, das quais 27 já se encontram recuperadas. Houve ainda um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

15.07.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um colaborador externo do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático, no seu domicílio, desde 9 de junho.

Há, assim, a registar dois casos ativos de infeção, correspondentes a dois colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1753 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1597 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 92 aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 30 pessoas com teste positivo, das quais 27 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: MAIS DE 1700 TESTES REALIZADOS

(ATUALIZAÇÃO)

14.07.2020

O IASFA conta com 1753 testes ao coronavírus realizados nos Centros de Apoio Social (CAS). Neste momento, há a registar três casos ativos de infeção, correspondentes a três colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1597 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 92 aguardam resultado.

Contabilizam-se, assim, um total de 30 pessoas com teste positivo, das quais 26 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O IASFA E OS SERVIÇOS SOCIAIS DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

10.07.2020

Decorreu hoje, 10 de julho de 2020, no quartel do Carmo, sede do Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), em Lisboa, a assinatura do protocolo de colaboração entre o IASFA e os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGRN). A cerimónia contou com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, dos Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa e Dr. Manuel Lopes, e representantes da Direção de Serviços da Ação Social Complementar do IASFA.

Este protocolo de colaboração visa proporcionar aos beneficiários do IASFA e dos SSGNR a prestação de apoio e disponibilização de capacidades no âmbito da ação social complementar, incluindo atividades ocupacionais, de animação sociocultural e prestação de cuidados de saúde.

Mediante a disponibilidade e capacidade sobrante, os beneficiários de ambas as instituições poderão partilhar o usufruto das respetivas infraestruturas de alojamento, saúde, residências universitárias, creches, jardins de infância, fornecimento de refeições e realização de atividades desportivas, culturais e outras na áreas de turismo e lazer.

Nota: fotos gentilmente cedidas pela Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR.

COVID-19: NOVO CASO DE INFEÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

10.07.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção por COVID-19. Trata-se de um colaborador externo do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontra em isolamento profilático, no seu domicílio, por não apresentar sintomas.

Há, assim, a registar três casos ativos de infeção, correspondentes a três colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1655 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1585 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e seis aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 30 pessoas com teste positivo, das quais 26 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

09.07.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um colaborador externo do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático, no seu domicílio, desde 15 de junho.

Há, assim, a registar dois casos ativos de infeção, correspondentes a dois colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1655 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1585 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e seis aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 29 pessoas com teste positivo, das quais 26 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

PORTUGAL CHAMA

02.07.2020

O IASFA associa-se à iniciativa Portugal Chama, uma campanha destinada a sensibilizar a população para as regras e cuidados a seguir, tendo em vista a prevenção de incêndios no país.   

IASFA ATRIBUI 55 HABITAÇÕES DE RENDA ECONÓMICA

01.07.2020

O IASFA celebrou 55 novos contratos de arrendamento de habitações em regime de renda económica, na sequência do concurso normal e extraordinário que recebeu mais de 300 candidaturas.

Lançado a 21 de novembro de 2019, o concurso para atribuição de casas de renda económica previa a atribuição de 55 frações, de norte a sul de Portugal continental, bem como algumas habitações em Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores.

Das 55 habitações atribuídas, 45 foram a militares no ativo. Destes, 15 são Oficiais, 25 são Sargentos e os outros 15 são Praças dos três Ramos das Forças Armadas.

Foram realizadas pequenas cerimónias simbólicas por todo o país para a entrega das chaves das habitações, sinalizando este importante ato, tanto para Beneficiários como para o IASFA.

Atualmente, encontra-se aberto o concurso para arrendamento comercial de uma loja em Coimbra. O concurso decorre até ao próximo dia 08 de julho.

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

01.07.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um funcionário do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático no seu domicílio.

Há, assim, a registar três casos ativos de infeção, correspondentes a três colaboradores externos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1627 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1551 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 13 aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 28 pessoas com teste positivo, das quais 24 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

NOVOS PROTOCOLOS NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

29.06.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), três novos protocolos, com as seguintes entidades: DELICADO RAMINHO – Residência Geriátrica, Lda., M.H.A.S – Centro Geriátrico, Lda. e LAR PENINSULAR, Lda.

A cerimónia de assinatura dos protocolos decorreu no passado dia 25 do corrente mês, nas instalações do Centro de Apoio Social de Lisboa.

Estiveram presentes na cerimónia o Chefe da Divisão de Apoio Social, Doutor Paulo Sequeira, o sócio-gerente das três entidades, Sr. Mohamed Sacoor, a diretora técnica da DELICADO RAMINHO-Residência Geriátrica, Dra. Susana Borges Costa, a diretora técnica do LAR PENINSULAR, Lda., Dra. Mariza Gomes Reguengo e a diretora técnica do M.H.A.S.-Centro Geriátrico, Lda., Dra. Cláudia Ferreira da Costa.

Consulte em detalhe os nossos protocolos, no âmbito da ASC, aqui.  

COVID-19: NOVO CASO DE RECUPERAÇÃO E MAIS DE 1600 TESTES REALIZADOS

(ATUALIZAÇÃO)

27.06.2020

O IASFA conta com um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um funcionário do Centro de Apoio Social (CAS) do Porto, que se encontrava em isolamento profilático no seu domicílio.

Há, assim, a registar quatro casos ativos de infeção, correspondentes a três colaboradores externos e a um funcionário, todos do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

Até ao momento, foram realizados 1619 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1503 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 53 aguardam resultados.

Contabilizam-se, assim, um total de 28 pessoas com teste positivo, das quais 23 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: CINCO NOVOS CASOS DE RECUPERAÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

26.06.2020

O IASFA conta com cinco novos casos de recuperação da COVID-19, dos quais se destacam os três residentes do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que se encontravam em isolamento profilático, nos respetivos quartos das Unidades Funcionais (UF) 1 e 2. Também do CAS de Oeiras, recuperaram dois dos cinco colaboradores externos infetados, que se encontravam confinados nos respetivos domicílios.  

Há, assim, a registar cinco casos ativos de infeção, correspondentes a três colaboradores externos e a um funcionário do CAS de Oeiras, que se encontram assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios, e a um funcionário do CAS do Porto, este de baixa médica até 28 de junho.

Até ao momento, foram realizados 1565 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1502 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Contabilizam-se, assim, um total de 28 pessoas com teste positivo, das quais 22 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: NOVO CASO DE INFEÇÃO E MAIS DE 1500 TESTES REALIZADOS

(ATUALIZAÇÃO)

23.06.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção, desta vez no Centro de Apoio Social (CAS) do Porto. Este novo caso refere-se a um funcionário, que neste momento se encontra em baixa médica até 28 de junho e realizará novo teste em 25 de junho, por prescrição das Autoridades de Saúde.

Há, assim, a registar 10 casos ativos de infeção, correspondentes a três residentes, um funcionário e a cinco colaboradores externos, todos do CAS de Oeiras, e a um funcionário do CAS do Porto.

Até ao momento, foram realizados 1561 testes ao coronavírus nos CAS. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1489 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e nove aguardam resultado.

Contabilizam-se, assim, um total de 28 pessoas com teste positivo, das quais 17 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações. Relativamente ao CAS de Oeiras, os dois residentes da Unidade Funcional (UF) 1A e o residente da UF 2, infetados com o coronavírus, permanecem assintomáticos e em isolamento profilático, nos respetivos quartos, assim como os três colaboradores externos e o funcionário deste Centro também infetados, igualmente assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

CONSULTAS DE ESTOMATOLOGIA RETOMADAS NO CAS DE PONTA DELGADA

21.06.2020

Já é possível marcar consultas de estomatologia no Centro de Apoio Social (CAS) de Ponta Delgada. As consultas reiniciaram no dia 17 de junho e podem ser marcadas por telefone ou e-mail (contactos em https://www.iasfa.pt/contactos).

O IASFA está também a preparar a reabertura destes serviços no CAS Alfeite e no CAS Lisboa (Pólo de Ação Social dos Olivais). Prevê-se que durante o próximo mês de julho já seja possível marcar consultas de estomatologia nestes CAS, cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde e garantindo a segurança e comodidade dos beneficiários.

As consultas no CAS Oeiras mantêm-se suspensas, em virtude de o espaço do Serviço de Apoio Médico (SAMED) ser partilhado também pelos residentes das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), não havendo ainda data prevista para a sua reabertura.

COVID-19: NOVO CASO DE INFEÇÃO E MAIS DE 1400 TESTES REALIZADOS

(ATUALIZAÇÃO)

16.06.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção, no CAS de Oeiras. Este novo caso refere-se a um funcionário, que neste momento se encontra no respetivo domicílio, em isolamento profilático, por não apresentar sintomas.

Há, assim, a registar nove casos ativos de infeção, correspondentes a três residentes, um funcionário e a cinco colaboradores externos, todos do CAS de Oeiras.

Até ao momento, foram realizados 1489 testes ao coronavírus nos Centros de Apoio Social (CAS). Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1313 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 114 aguardam resultado.

Até à data, houve um total de 27 pessoas com teste positivo, das quais 17 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações.  Relativamente ao CAS de Oeiras, os dois residentes da Unidade Funcional (UF) 1A e o residente da UF 2, infetados com o coronavírus, permanecem assintomáticos e em isolamento profilático, nos respetivos quartos. Quanto aos colaboradores externos, estes permanecem igualmente assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios, a par do funcionário acima referido.

 

COVID-19: IASFA REGISTA MAIS UMA RECUPERAÇÃO E NOVO CASO DE INFEÇÃO

(ATUALIZAÇÃO)

15.06.2020

O IASFA registou, ontem, um novo caso de recuperação da COVID-19. Trata-se de um residente da Unidade Funcional (UF) 2 do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, que esteve internado no Hospital das Forças Armadas durante mais de dois meses, entre 29 de março e 8 de junho.

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, há a registar um novo caso de infeção, também no CAS de Oeiras. Este novo caso refere-se a um residente da UF2, que neste momento se encontra no respetivo quarto, em isolamento profilático, por não apresentar sintomas.

Há, assim, a registar oito casos ativos de infeção, correspondentes a três residentes e a cinco colaboradores externos, todos do CAS de Oeiras.

Até ao momento, foram realizados 1375 testes ao coronavírus nos Centros de Apoio Social (CAS). Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1313 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Até à data, houve um total de 26 pessoas com teste positivo, das quais 17 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda oito testes positivos que foram reconfirmações. 

Relativamente ao CAS de Oeiras, tal como o novo caso confirmado acima referido, os outros dois residentes infetados permanecem assintomáticos e em isolamento profilático, nos respetivos quartos, na UF 1A. Quanto aos colaboradores externos, estes permanecem igualmente assintomáticos e confinados nos respetivos domicílios.

 

COVID-19: IASFA COM MAIS UM RESIDENTE RECUPERADO E MAIS DE 1100 TESTES REALIZADOS

(ATUALIZAÇÃO)

29.05.2020

O IASFA conta com mais um residente recuperado e com 1111 testes ao coronavírus realizados nos Centros de Apoio Social (CAS). Neste momento, há a registar um caso ativo de infeção, correspondente a uma residente do CAS de Oeiras.

De relevar mais um caso de recuperação, desta vez um residente do CAS de Oeiras, que se encontrava em isolamento profilático e assintomático na Unidade Funcional (UF) 2 daquele Centro, desde 14 de abril. Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1056 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Até à data, houve um total de 18 pessoas com teste positivo, das quais 16 já se encontram recuperadas. Houve um óbito a lamentar e ainda seis testes positivos que foram reconfirmações. 

Relativamente ao CAS de Oeiras, a residente que se encontra hospitalizada, de 99 anos de idade, mantém um quadro clínico estável.

PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETIVO VISITA O CAS PORTO

28.05.2020

No dia 21 de maio, o Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P. Tenente-General Fernando Serafino, realizou uma visita ao Centro de Apoio Social do Porto (CAS Porto). Esta visita decorre após visitas de igual propósito realizadas ao CAS de Oeiras e CAS de Runa e teve por objetivo dar apoio aos colaboradores e residentes na exigente situação pandémica que atravessamos, verificar as condições em que se retomaram as visitas aos residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e conhecer as novas instalações do Posto Clínico.

O Diretor do CAS Porto considerou esta visita mais uma importante manifestação de apoio por parte do Conselho Diretivo do IASFA, que todos os colaboradores sempre sentiram muito efetivo, durante todas as fases da pandemia.

As visitas aos residentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas foram retomadas a 18 de maio. Tinham sido suspensas no início da pandemia, por determinação da Direção-Geral de Saúde (DGS), para proteger a população residente em lares ou em ERPI, população considerada muito vulnerável, em função da idade e patologias normalmente associadas. Nestas Estruturas o risco de contágio é potenciado pelas condições operacionais intrínsecas ao seu funcionamento. Para além dos serviços funcionarem 24 horas por dia, todos os dias, o que exige elevada rotatividade de colaboradores, trata-se também de um serviço de cuidados de proximidade. Estas particularidades, a que acrescem as visitas, são potenciadoras do risco de contágio pela Covid-19 importada do exterior. A suspensão das visitas visou a redução desse risco, pelo que a retoma das mesmas teve que ser acompanhada da implementação de adequadas medidas mitigadoras do mesmo. O IASFA elaborou o seu “Plano de Operacionalização das Visitas à ERPI”, em conformidade com a Orientação nº 25/2020 da DGS, tendo sido possível retomá-las em segurança, em 18 de maio.

Durante dois meses os contactos com os familiares fizeram-se à distância, através do telefone ou de vídeo chamadas proporcionadas pela instituição. Foi notório o sentimento de ansiedade, tanto de residentes como de familiares, na normalização das visitas. Uma semana após a retoma das visitas, estas decorrem com normalidade e em segurança, tendo sido possível proporcionar a todos os residentes a possibilidade de receberem uma visita.

O Presidente do CD também visitou as instalações do CAS Porto, recentemente remodeladas, onde passará a funcionar o Posto Clínico. A requalificação desse espaço constituía um desiderato antigo pelo impacto que tem na melhoria das condições em que passarão a ser realizadas as consultas de Medicina Geral e Familiar. Para além de ser um espaço com os requisitos adequados à funcionalidade de Posto Clínico, tem acesso direto do exterior, evitando-se a necessidade de passagem pelas áreas comuns à ERPI, requisito de acrescida relevância para garantir a segurança na atual situação pandémica.

COVID-19: IASFA LAMENTA FALECIMENTO DE RESIDENTE

(ATUALIZAÇÃO)

27.05.2020

O IASFA lamenta o falecimento de um dos seus residentes, vítima da COVID-19. Trata-se de um residente do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras, com a idade de 100 anos, internado no Hospital das Forças Armadas desde 29 de março de 2020. O óbito ocorreu ontem, 26 de maio de 2020.

O IASFA conta com 1109 testes ao coronavírus realizados nos CAS. Neste momento, fixa-se em dois o número de pessoas infetadas, ambas residentes do CAS de Oeiras.

Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 1054 com resultado negativo e 31 testes indeterminados.

Até à data, houve um total de 18 pessoas com teste positivo, das quais 15 já se encontram recuperadas. Houve ainda seis testes positivos que foram reconfirmações. 

Relativamente ao CAS de Oeiras, a residente que se encontra hospitalizada, de 99 anos de idade, mantém um quadro clínico estável. O outro residente com teste positivo permanece na Unidade Funcional 2, em isolamento profilático, por não apresentar sintomatologia.

Os familiares dos residentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas do IASFA continuam a ser informados sobre o evoluir da situação e sobre todas as medidas tomadas para a mitigação do contágio. 

IASFA RETOMA A ATIVIDADE DA CRECHE NO CAS ALFEITE

20.05.2020

O IASFA retomou a atividade da creche, esta segunda-feira, 18 de maio, seguindo as orientações dadas pelo Governo relativas ao desconfinamento, num momento crucial de apoio às famílias no regresso à normalidade, dado que alguns pais começam agora a voltar ao trabalho presencial.

A reabertura da creche acontece após terem sido realizados testes para o COVID-19 aos funcionários do CAS Alfeite, tendo todos os 44 testes tido resultados negativos.

Seguindo as recomendações emanadas pela Orientação nº 025/2020, de 13 de maio, da Direção-Geral da Saúde, que define as “Medidas de Prevenção e Controlo em Creches, Creches familiares e Amas”, o IASFA reabriu portas permitindo que as crianças voltem ao convívio a que estavam habituadas, permitindo-lhes restabelecer as rotinas diárias que haviam sido interrompidas.

O IASFA dispõe de creche e jardim de infância no Centro de Apoio Social do Alfeite, em Almada, com amplos espaços interiores e exteriores, que permitem que sejam asseguradas todas as medidas preventivas. O jardim de infância manter-se-á encerrado até que seja definido o calendário de reabertura por parte das entidades competentes.

Orientações da DGS – Medidas de Prevenção e Controlo em Creches

 

VOLUNTÁRIOS, EXEMPLOS A SEGUIR!

15.05.2020

Por todo o País temos ouvido histórias de pessoas que, com elevado sentimento de abnegação e altruísmo, se voluntariaram para prestar apoio, durante este período repleto de desafios, deixando em segundo plano a sua vida pessoal. Partilhamos convosco um desses exemplos, uma voluntária que prestou serviço no Centro de Apoio Social de Runa.

Falamos de Vanessa Antunes, uma jovem de 30 anos, ex-militar (2.º sargento), licenciada em Fisioterapia. Após os primeiros anúncios, por todo o País, a solicitarem voluntários para apoiar na luta contra a atual pandemia, Vanessa Antunes procurou informação com o intuito de poder ajudar. Ao tomar conhecimento da iniciativa do EMGFA “COVID-19 – Voluntários da Família Militar” e perante a possibilidade de voltar a integrar o contexto militar, não hesitou.

Vanessa Antunes deu apoio direto aos residentes da Unidade Funcional 2 (UF2) da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um serviço com um grande nível de exigência devido ao grau de dependência destes idosos e face ao risco a que os mesmos estão expostos, sendo que a média de idade dos 44 residentes da UF2, é de 87,5 anos.

Com grande generosidade, integrou-se facilmente com as equipas de enfermagem e de auxiliares de ação direta da UF 2 e nas rotinas de trabalho, tendo demonstrado uma entrega total e desprendimento de proveitos materiais.

O nosso sincero agradecimento à Vanessa Antunes, 2SAR na disponibilidade, que tendo deixado o conforto e segurança familiar ao saltar para a primeira linha de combate ao COVID-19, ofereceu conforto e apoio aos residentes do CAS Runa, fazendo a diferença nas vidas de residentes e colaboradores deste CAS, com eco em todo o IASFA.

COVID-19: IASFA REFORÇA A REALIZAÇÃO DE TESTES PARA GARANTIR A SEGURANÇA NOS EQUIPAMENTOS SOCIAIS DE APOIO EDUCATIVO

14.05.2020

Os funcionários do Centro de Apoio Social (CAS) do Alfeite foram, esta semana, submetidos a testes à COVID-19. Este rastreio, acompanhado da desinfestação das instalações, tem como objetivo específico garantir a segurança das crianças face à reabertura das atividades presenciais do Berçário e Creche daquele CAS, a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio.

Paralelamente, prossegue a realização intensiva de testes a funcionários e residentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do IASFA. Até ao momento, foram realizados mais de mil testes ao coronavírus, dos quais foram recebidos 972 com resultado negativo, 31 testes indeterminados e 70 aguardam resultados, sendo que 44 destes correspondem a testes a funcionários do CAS do Alfeite. Desde o início da pandemia, houve um total de 18 pessoas infetadas, das quais 15 já se encontram recuperadas. Houve ainda seis testes positivos que foram reconfirmações.

COVID-19: DOIS MESES DE COMBATE PERMANENTE

09.05.2020

Decorridos mais de dois meses desde a adoção do plano de contingência, a 10 de março de 2020, o IASFA tem adotado medidas preventivas de combate à proliferação da COVID-19, em todos os seus equipamentos sociais.

Numa fase inicial, foram desenvolvidas ações preventivas de desinfestação dos espaços nos diversos equipamentos sociais do Instituto, com especial enfoque nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI). Estas ações concretizaram-se em articulação e com o apoio de várias entidades, designadamente, os ramos das Forças Armadas e os Bombeiros Voluntários de Oeiras. 

Adicionalmente, aquando da entrada na fase de mitigação da pandemia, o IASFA adotou medidas de controlo preventivo da temperatura corporal dos funcionários das ERPI, assim como a possibilidade destes pernoitarem nas instalações, no sentido de minimizar as deslocações e o cansaço dos mesmos. Foram igualmente acautelados hipotéticos contágios nos serviços de alimentação dos Centros de Apoio Social (CAS), cujo usufruto ficou limitado a residentes e funcionários, tendo sido efetuadas diversas alterações ao seu funcionamento, nomeadamente na disposição das mesas, no número de lugares sentados e nos horários, de acordo com as recomendações das autoridades de saúde. Ainda sobre a alimentação, o IASFA tem apoiado os seus beneficiários que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, em particular, junto dos mais idosos, através do fornecimento de refeições em take-away

Considerando a população de risco residente nas ERPI do IASFA, o reforço de testes ao coronavírus nestes equipamentos sociais tem sido uma prioridade do Instituto. Ao todo, foram realizados mais de mil testes, tendo sido testados todos os residentes e funcionários. Todo este esforço, apoiado pela Direção de Saúde Militar, o Hospital das Forças Armadas e o Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva, do Estado-Maior-General das Forças Armadas, assim como pela Unidade Laboratorial Militar de Defesa Biológica e Química do Exército, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituo de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Torres Vedras, permitiu uma melhor deteção e prevenção de novos casos em toda a comunidade destas estruturas.

O IASFA contou igualmente com o inexcedível apoio dos militares dos ramos das Forças Armadas e dos “Voluntários da Família Militar”, cujo contributo foi determinante na contenção da transmissão da COVID-19 nas ERPI do Instituto. Nestas estruturas, foram também integrados cerca de 30 auxiliares de ação médica, através do recurso à medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. 

Por fim, o IASFA tem apoiado a sociedade civil na produção de máscaras de proteção individual. Esta ação, levada a cabo por costureiras voluntárias – funcionárias e residentes – do CAS de Runa, assim como a cedência temporária de camas para a montagem de um hospital de campanha municipal e o apoio na realização de testes  COVID-19 na comunidade local, através da disponibilização de pessoal tecnicamente qualificado para o efeito, demonstraram a solidariedade, o altruísmo e a responsabilidade social deste Centro, que mereceu o voto de reconhecimento por parte do executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras.

COVID-19: CAS RUNA COM TRÊS CASOS CONFIRMADOS

25.04.2020

Foram, ontem, confirmados três novos casos de COVID-19 positivo, desta vez no Centro de Apoio Social (CAS) de Runa.

Estes resultados surgem na sequência dos testes que têm vindo a ser realizados pelo Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva (CEIP),  o Hospital das Forças Armadas (HFAR) e o Laboratório Militar, em articulação com a Direção de Saúde Militar do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Os testes revelaram-se positivos para três residentes na Unidade Funcional (UF) 2, sendo que quatro residentes da mesma UF e três militares do CAS tiveram resultados indeterminados. Estes testes com resultado inconclusivo foram repetidos ainda no decorrer do dia de ontem e foram hoje conhecidos como sendo negativos, tendo já sido informados os próprios e os familiares dos residentes.

No total, dos 142 testes realizados a residentes e funcionários do CAS Runa, dos quais sete foram repetições, 77 testes tiveram resultado negativo, aguardando-se 62 resultados laboratoriais.  

A realização de testes irá continuar, por forma a abranger a totalidade de residentes e funcionários deste CAS. O CAS Runa já informou os familiares dos residentes, mantendo-se em permanente contacto com Delegado de Saúde Pública da região.

COVID-19: IASFA COM MAIS DE 750 TESTES REALIZADOS

23.04.2020

O IASFA já realizou, até ao momento, 752 testes ao Corona Vírus, nos Centros de Apoio Social (CAS) com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Neste momento, fixa-se em oito o número de pessoas infetadas, sendo dois colaboradores e seis residentes do CAS Oeiras. De relevar que um dos residentes, uma senhora com teste COVID-19 positivo, que estava internada no Hospital das Forças Armadas desde 29 de março, recuperou e regressou à Unidade Funcional (UF) 2 do CAS Oeiras após dois testes com resultado negativo. Seis colaboradores deste CAS já recuperaram da doença, tendo sido testados após período de quarentena, com resultados negativos em dois testes consecutivos.

Dos testes efetuados a residentes e funcionários, foram recebidos 700 testes com resultado negativo e oito com resultado indeterminado, aguardam-se 27 resultados laboratoriais. Até à data, foram detetados 17 testes com resultado COVID-19 positivo, sendo que dois desses são reconfirmações.

Os três residentes que se encontram hospitalizados mantêm um quadro clínico estável. Os outros três residentes com teste positivo permanecem na UF2, em isolamento profilático, por não apresentarem sintomatologia. Os colaboradores com teste positivo continuam em quarentena nas suas residencias, por se manterem assintomáticos.

Os familiares dos residentes das ERPI continuam a ser informados regularmente sobre o evoluir da situação e sobre todas as medidas tomadas para a mitigação do contágio.

COVID-19: IASFA PROSSEGUE A REALIZAÇÃO DE TESTES NAS SUAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA PESSOAS IDOSAS

22.04.2020

Na prossecução das medidas para a contenção da transmissão da COVID-19, o IASFA continua a realizar testes nas suas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Até ao final do dia de ontem, 21 de abril, foram efetuados mais de 700 testes, sendo 634 no Centro e Apoio Social de Oeiras e 66 no Centro de Apoio Social do Porto. No Porto foram testados todos os residentes e funcionários, enquanto em Oeiras apenas falta testar 25 residentes e 8 funcionários.

No Centro de Apoio Social e de Runa, com 90 residentes idosos, foram efetuados 25 testes a funcionários, até ao final do dia de ontem. Está previsto o rastreio a todo o pessoal daquele Centro (residentes e funcionários), com a coordenação da Direção de Saúde Militar do Estado-Maior-General das Forças Armadas, que deverá iniciar-se na próxima quinta-feira, 23 de abril, com recurso a equipas do Centro de Epidemiologia e Intervenção Preventiva, com o apoio do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos do Exército Português, na realização das análises, e do Hospital das Forças Armadas, na disponibilização dos kits, zaragatoas e reagentes.

Os testes ao Coronavírus realizados nas ERPI do IASFA têm igualmente contado com o apoio do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e da Cruz Vermelha Portuguesa.

COVID-19: VOLUNTÁRIOS DA FAMÍLIA MILITAR APOIAM ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA PESSOAS IDOSAS DO IASFA

16.04.2020

Na prossecução das medidas para a contenção da transmissão da COVID-19, o IASFA conta com o apoio dos Voluntários da Família Militar nas suas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

A ERPI do Centro de Apoio Social de Runa (CAS de Runa) dispõe atualmente do apoio de uma voluntária ex-militar e, no caso do CAS de Oeiras, foi elaborada lista de voluntários disponíveis para prestação de serviço neste CAS, perspetivando-se para breve o início das entrevistas. Este Centro dispõe ainda do apoio de sete militares das Forças Armadas – quatro socorristas, dois enfermeiros e um especialista na área da alimentação.

Os Voluntários da Família Militar resultam de uma iniciativa do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), lançada no passado mês de março, com vista à inscrição de voluntários da Família Militar – militares na reserva e na reforma, familiares, civis e ex-militares – para colaborarem com as Forças Armadas na resposta à pandemia, através do apoio ao Serviço Nacional de Saúde e a outras instituições, como é o caso dos equipamentos sociais do IASFA. Segundo o EMGFA, no início do mês de abril, esta iniciativa contava já com mais de 7800 voluntários, da área da saúde (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos, técnicos e auxiliares de ação médica) e de outras áreas profissionais diversas.

COVID-19: MEDIDA DE APOIO AO REFORÇO DE EMERGÊNCIA DE EQUIPAMENTOS SOCIAIS E DE SAÚDE APOIA EQUIPAMENTOS SOCIAIS DO IASFA

11.04.2020

O IASFA integrou 11 candidatos no Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS de Oeiras) para apoio na área de auxiliar de ação médica, através do recurso à medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Adicionalmente, o IASFA tem desenvolvido esforços para que  outros 9 candidatos que, no âmbito desta medida, se voluntariaram para prestar apoio neste Centro, sejam integrados durante a próxima semana, por forma a ocupar a totalidade das 20 vagas previstas para este projeto. Estão igualmente a ser efetuadas diligências no sentido de serem integrados 6 enfermeiros (ou estudantes de enfermagem) para apoio nesta área.

Paralelamente, o Centro de Apoio Social de Runa (CAS de Runa), com o apoio do Centro de Emprego de Torres Vedras, encontra-se a efetuar diligências para a integração de 10 candidatos, durante a próxima semana, também para apoio na área de ação médica.

A Portaria n.º 82-C/2020, de 31 de março, cria e regula esta medida, de natureza temporária e excecional, no sentido de capacitar as instituições públicas com atividade na área social e da saúde potencialmente afetadas pela COVID-19. Trata-se de uma nova medida, à qual o IASFA se candidatou para reforço de colaboradores na realização de trabalho socialmente necessário nos seus equipamentos sociais, nomeadamente, nos Centros de Apoio Social de Oeiras e Runa, nas áreas de enfermagem e de ação médica.

COVID-19: CAS OEIRAS COM 14 CASOS CONFIRMADOS

09.04.2020

O IASFA já realizou 441 testes para despiste à COVID-19 a residentes e funcionários dos Centros de Apoio Social (CAS) com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Até ao momento, a maioria dos testes tiveram resultado negativo, num total de 275, aguardando-se 151 resultados laboratoriais e tendo sido detetados 14 casos positivos e um indeterminado.

Dos testes realizados,  65 testes foram  aplicados pela Direção-Geral de Saúde e a Câmara Municipal do Porto, no CAS Porto, estando a aguardar-se os resultados, e todos os outros (376) foram aplicados no CAS Oeiras.

Prevê-se que nos próximos dias se concretize o contacto por parte da Segurança Social da área de Torres Vedras para o agendamento da despistagem à COVID-19 na ERPI do CAS Runa, no âmbito do programa de testagem que esta entidade coordena.

O IASFA continuará a atualizar os dados relativos aos testes e resultados obtidos, sendo que os familiares dos residentes das ERPI têm sido informados com regularidade do evoluir da situação, no sentido de apaziguar os receios de quem, no atual contexto, se preocupa ainda mais com os seus entes queridos.

CAS RUNA APOIA SOCIEDADE CIVIL NA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

07.04.2020

O Centro de Apoio Socail (CAS) de Runa está a produzir máscaras de proteção individual, numa ação voluntária de apoio ao combate da pandemia COVID-19. Estas máscaras, que serão distribuídas, gratuitamente, por lares, empresas do ramo alimentar e instituições de Saúde Pública do concelho de Torres Vedras, estão a ser manufaturadas de acordo com as normas de produção da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O CAS Runa disponibilizou máquinas de costura às funcionárias da lavandaria que aderiram à iniciativa, orientando as residentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) que, entretanto, também se ofereceram para colaborar neste projeto.

Esta iniciativa teve como mote a ideia de uma professora de Yoga que decidiu começar a fazer voluntariamente máscaras de proteção individual com o intuito de entregá-las, de forma gratuita, às instituições que delas necessitassem. A professora contou com o apoio da Proteção Civil da Lourinhã, que conseguiu a aprovação da Direção-Geral da Saúde para a produção das máscaras, e de patrocinadores representantes das empresas da região.

O CAS Runa juntou-se à iniciativa e já foram entregues, até ao momento, cerca de 2000 máscaras, produzidas por 40 costureiras voluntárias.

MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS APOIAM ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA PESSOAS IDOSAS DO IASFA

04.04.2020

O IASFA conta com o apoio das Forças Armadas para prosseguir com a implementação das medidas necessárias tendo em vista a contenção da transmissão da COVID-19.

Neste seguimento, quatro praças socorristas do Exército Português apresentaram-se, no passado dia 1 de abril, no Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS de Oeiras) para apoiar a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Este apoio decorre da solicitação do IASFA aos ramos das Forças Armadas, em articulação com o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), via pela qual tem também estabelecido contactos com pessoal voluntário especializado na área da saúde para responder à eventual necessidade de apoio adicional nas ERPI do Instituto.

Paralelamente, foram feitas diligências junto da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) para a realização de testes rápidos à COVID-19 a residentes e funcionários daquele Centro. Trata-se de uma iniciativa da CVP, patrocinada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e pelo Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, que permitiu ontem, 3 de abril, a realização de 63 testes na ERPI no CAS de Oeiras.  

O Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos tem oferecido apoio na despistagem da COVID-19, tendo ontem, 3 de abril, aplicado 20 testes a residentes e colaboradores do CAS de Oeiras, bem como a disponibilização de álcool e desinfetantes, que são produzidos por este estabelecimento fabril do Exército Português.

COVID-19: CAS OEIRAS COM 11 CASOS CONFIRMADOS

02.04.2020

Apesar de todos os esforços envidados pelo IASFA para mitigar a transmissão do vírus, estão confirmados, até ao momento, onze casos de infeção por COVID-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro de Apoio Social de Oeiras.

Trata-se de cinco residentes da Unidade Funcional 2 (UF2) e seis funcionários, sendo que quatro residentes infetados se encontram hospitalizados, com situação clínica estável. O último residente com teste COVID-19 positivo, detetado ontem, 01 de abril, por não apresentar sintomatologia que requeira hospitalização, continua na UF2, em isolamento e com assistência médica e de enfermagem. Os colaboradores do CAS Oeiras com teste COVID-19 positivo não apresentam sintomas e encontram-se em quarentena, três deles nas suas residências e outros três em instalações disponibilizadas pelo Serviço de Proteção Civil de Oeiras, por não disporem de condições nas suas habitações para permanecerem em isolamento em quarto individual.

Na sequência da deteção dos primeiros casos positivos, o IASFA, em articulação com os serviços do Ministério da Saúde, com o EMGFA e com os Ramos das Forças Armadas, promoveu a realização de testes aos restantes residentes e funcionários da UF2 do CAS Oeiras, aguardando-se os resultados.

Para além dos testes já realizados, deverão ainda ser realizados, nos próximos dias, testes a todos os residentes da Unidade Funcional 1 (que funciona em edifícios separados da UF2) e dos apartamentos autónomos, bem como aos restantes funcionários que prestam serviço no CAS.

Paralelamente, foram reforçadas as medidas para conter a propagação do vírus, incluindo o reforço da limpeza dos espaços, o confinamento dos residentes da UF2 nos seus quartos e o reforço da vigilância e monitorização do estado de saúde dos residentes e funcionários, incluindo controlo da temperatura.

Os residentes do CAS Oeiras e os seus familiares têm sido informados do evoluir da situação e das medidas entretanto aplicadas para controlo e mitigação de novos casos.

ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA PESSOAS IDOSAS DO IASFA INSERIDAS EM PROJETOS DE TESTES COVID-19

01.04.2020

O IASFA está a desenvolver esforços com vista a assegurar a realização de testes de Covid-19 a todos os residentes e funcionários das suas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.

Na sequência da deteção de 10 casos de residentes e funcionários infetados na ERPI do CAS de Oeiras, o IASFA promoveu a realização de testes a todos os residentes e funcionários da Unidade Funcional 2, aguardando resultados.

Relativamente aos residentes da UF 1 e apartamentos autónomos do CAS Oeiras, bem como às ERPI do CAS de Runa e do CAS do Porto, o IASFA estabeleceu contactos com várias entidades externas no sentido de encontrar soluções integradas para que as suas ERPI possam ser consideradas nos Projetos regionais ou municipais para despistagem à COVID-19. 

No seguimento dos contatos efetuados com a Cruz Vermelha, o EMGFA, o Instituto de Medicina Molecular e as Câmaras Municipais do Porto, de Oeiras e de Torres Vedras, bem como a segurança social da área de Torres Vedras, foi possível integrar a ERPI do CAS Porto no Projeto de aplicação de testes em lares de idosos da ARS-Porto Oriental e a ERPI do CAS Oeiras no Projeto Municipal para a despistagem de COVID da Câmara Municipal de Oeiras, tendo sido já enviada a informação necessária para que o processo se inicie. O pedido de inclusão do CAS Runa dirigido às entidades competentes aguarda resposta. 

De acordo com a página oficial do Governo, o projeto nacional de testes a residentes e funcionários de lares tem como objetivo levar o esforço de testagem a todo o País, “somando-o a outros de múltiplas autarquias que têm projetos próprios, como da do Porto, que tem um projeto próprios para os lares na cidade, com o apoio do Ministério da Saúde”.

O IASFA APOIA OS SEUS BENEFICIÁRIOS A SOCIEDADE ATRAVÉS DO FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO

31.03.2020

Considerando a situação evolutiva da COVID–19 em Portugal, o IASFA, durante esta fase de mitigação da pandemia, tem vindo a adotar diversas medidas, dentro dos seus Centros de Apoio Social (CAS), nomeadamente naqueles com Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), como é o caso dos Centros de Apoio Social em Oeiras, Runa e Porto, e no que disponibiliza estruturas de apoio aos mais jovens, como o Berçário, Creche, Jardim-de-Infância e Escola Básica, o CAS Alfeite.

Dentro das instalações dos CAS do IASFA, para acautelar hipotéticos contágios, o Serviço de Alimentação encontra-se limitado aos residentes e funcionários. Foram também efetuadas as devidas alterações na disposição das mesas e no número de lugares sentados, de acordo com as recomendações adotadas para o efeito, e devidamente reajustados os horários de forma a que exista o menor contacto entre mesmos.

O CAS Alfeite, particularmente, tem apoiado os seus beneficiários e demais cidadãos daquela área geográfica que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, através do fornecimento de refeições. É o caso das crianças do escalão A da Ação Social Escolar – no quadro do apoio prestado à Escola Básica do Alfeite –, dos beneficiários idosos residentes do Bairro Social do Alfeite, propriedade do IASFA, e outros tantos que residem nas proximidades do CAS, pelo facto de terem perdido os serviços prestados por restaurantes, agora fechados, fazendo chegar as refeições por serviço take-away. Adicionalmente, o CAS Alfeite tem dado o mesmo apoio alimentar no âmbito de ação social urgente a militares com processos referenciados pela Direção de Apoio Social da Marinha e a pessoal auxiliar da Escola N.º 3 do Laranjeiro, estabelecimento de ensino designado para acolhimento pelo Agrupamento de Escolas António Gedeão.

IASFA REFORÇA MEDIDAS DE PREVENÇÃO JUNTO DOS SEUS COLABORADORES NA FASE DE MITIGAÇÃO DA COVID-19

30.03.2020

Após entrada em vigor em Portugal, no passado dia 26 de março, da fase de mitigação da pandemia da Covid-19, por determinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), o IASFA reforçou as medidas de prevenção junto dos seus colaboradores, internos e externos, que prestam serviço nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Estas medidas passam por efetuar controlos preventivos da temperatura corporal destes colaboradores, assim como a possibilidade de pernoitarem nas instalações, caso necessitem, no sentido de minimizar as deslocações e o cansaço dos mesmos. Esta última já começou a ser implementada na ERPI do Centro de Apoio Social (CAS) do Porto, perspetivando-se para breve o seu alargamento às ERPI dos CAS de Oeiras e de Runa.

Os CAS com ERPI estão também a reforçar as ações de divulgação aos colaboradores sobre as medidas a tomar na fase de mitigação e a nova realidade decorrente da sua entrada em vigor, com ênfase no rigoroso cumprimento dos procedimentos definidos para evitar o contágio interno, bem como a conduta defensiva mais adequada para evitar riscos no exterior.

Segundo a DGS, a “fase de mitigação é a terceira e a mais grave fase de resposta à doença Covid-19”, sendo ativada quando existe “transmissão comunitária”. A resposta a esta fase centra-se na “atenuação dos efeitos da doença e na diminuição da sua propagação”.

COVID-19: IASFA ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS DE DESINFEÇÃO DOS ESPAÇOS

29.03.2020

Desde que entrou em ação o plano de contingência, a 10 de março de 2020, o IASFA tem adotado medidas preventivas de combate à proliferação do COVID-19 por todos os equipamentos sociais e sede do instituto.

As áreas e locais que ainda se encontram abertos ao público, como o serviço de take away do Centro de Apoio Social (CAS) do Alfeite e alguns postos de atendimento clínico de alguns CAS, no estrito cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, têm sofrido ações de desinfestação, com recurso a pulverizadores contendo hipoclorito de sódio. No caso do CAS Oeiras a desinfeção de espaços exteriores tem sido garantida pelos Bombeiros Voluntários de Oeiras.

O IASFA, através dos seus Centros de Apoio Social e Direções de Serviços, continua a assegurar o atendimento, de forma não presencial, na área da Ação Social Complementar e Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas, no horário das 09h às 17h, através de e-mail e dos números de telefone e de telemóvel que foram difundidos via site institucional e Facebook.

Os locais onde se encontram a trabalhar presencialmente os colaboradores do IASFA têm sofrido limpezas específicas de desinfeção, assim como os trabalhadores receberam recomendações para desinfetarem os seus postos de trabalho antes de iniciarem a sua atividade laboral todos os dias, observando as regras de higiene pessoal aconselhadas pela Direção Geral de Saúde.

A medida de desinfeção por pulverização está também em curso no Bairro Social do Alfeite, em apoio aos residentes, sendo efetuada em todas as entradas dos 23 edifícios que constituem o bairro. Apesar de ser da responsabilidade das autarquias locais este tipo de intervenção nas áreas circundantes dos prédios, por se tratarem de espaços públicos, o Bairro Social do Alfeite encontra-se localizado em propriedade privada, sendo responsabilidade do IASFA qualquer ação de limpeza e desinfeção nas áreas contíguas e comuns aos prédios.

_____________________________________

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

13.02.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um protocolo com da RCG-Reabilitar em Casa – Serviço de Apoio Domiciliário. A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu no passado dia 7 de fevereiro, nas instalações do Centro de Apoio Social de Lisboa. Estiveram presentes na cerimónia o Chefe da Divisão de Apoio Social, Doutor Paulo Sequeira e a Gerente/Diretora Técnica da RCG-Reabilitar em Casa – Serviço de Apoio Domiciliário, Dra. Rita Cosme.

Consulte em detalhe os benefícios do protocolo aqui.

➡️ Lagoas Park Oeiras – Edificio 7 – Piso 1 Sul 2740-244 PORTO SALVO
📞  917 861 795 | 211 224 689
📧  geral@reabilitar-em-casa.com
🌐 www.reabilitar-em-casa.com | https://www.facebook.com/fisireabilitar/

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

12.02.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um protocolo com a Residência Sénior F&M.  
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do Chefe da Divisão de Apoio Social (DAS), Doutor Paulo Sequeira, da Técnica Superior de Serviço Social da DAS, Dra. Ana Paula Coelho, do Diretor Executivo e da Diretora Técnica da Residência Sénior F&M, Dr. Tiago Morais e Dra. Liliana Sofia Mendes, respetivamente.

Consulte em detalhe os benefícios do protocolo aqui.

➡️ Rua D. Inês de Castro, nº 9, São João da Talha 2695-774 Loures
📞  219 557 425 | 961 603 555
📧  geral@fmresidencisenior.pt
🌐 www.fmresidenciasenior.pt| Facebook

NOVO PROTOCOLO NO ÂMBITO DA AÇÃO SOCIAL COMPLEMENTAR

07.02.2020

O IASFA celebrou, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC), um protocolo com a Consolar – Serviços de Apoio Domiciliário.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença do Diretor da ASC, Coronel Luís Pereira Nunes, do Chefe da Divisão de Apoio Social, Doutor Paulo Sequeira, da Sócia-gerente e da Diretora Técnica da Consolar – Serviços de Apoio Domiciliário, Dra. Ana Ferraz e Dra. Heloísa Varela, respetivamente.

Consulte em detalhe os benefícios do protocolo aqui.

➡️ Rua Prof. Sousa da Câmara, nº 190 – Loja A e B CAMPOLIDE 1070 – 219 LISBOA
📞 966 128 136 | 914 695 630 | 211 924 678
📧 consolar.apoiodomiciliario@gmail.com
🌐 http://consolar.pt/ | Facebook.com/consolar.sad

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O IASFA E A ASSOCIAÇÃO SALGUEIRO MAIA

31.01.2020

Decorreu hoje, dia 31 de janeiro, no Centro de Apoio Social de Lisboa, a assinatura do protocolo de colaboração entre o IASFA e a Associação Salgueiro Maia. A cerimónia contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, da Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa, do Presidente da Associação Salgueiro Maia, Coronel João Andrade da Silva e dos membros da Direção da Associação, Coronel Eduardo Costa, Dr. Luís Carvalho e Sr. João Caldeira.

Este protocolo de colaboração visa proporcionar aos beneficiários dos Centros de Apoio Social do IASFA a participação, através de tertúlias mensais, no projeto “Somos Memórias, Memórias para melhor viver”, da Associação Salgueiro Maia. Em cada sessão será abordado um tema referente às várias fases do ciclo de vida, sendo que cada um dos participantes contará a sua história de vida, com o objetivo de dinamizar e apelar à memória dos mesmos, sejam militares e/ou respetivas famílias.

A Associação Salgueiro Maia é uma organização sem fins lucrativos, com atividade associativa e que tem por objetivos a promoção de eventos onde serão relembrados os valores da cidadania, através da homenagem ao exemplo de vida dos Capitães de Abril – Fernando José Salgueiro Maia. 

DIVULGAÇÃO – CONCURSO DE ADMISSÃO AOS ESTABELECIMENTOS MILITARES DE ENSINO

14.01.2020

Encontram-se abertas as inscrições para admissão ao Colégio Militar e Instituto dos Pupilos do Exército, para o ano letivo 2020/21.

Saiba mais em:
➡️ Colégio Militar: www.colegiomilitar.pt | www.facebook.com/colegiomilitar/
➡️ Instituto dos Pupilos do Exército: www.pupilos.eu | www.facebook.com/pupilosdoexercito/

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL VISITA O CENTRO DE APOIO SOCIAL DE OEIRAS

08.01.2020

No passado dia 6 de janeiro, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou o Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS Oeiras), por ocasião da celebração do Dia de Reis.

O Ministro fez-se acompanhar pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro. Os governantes foram recebidos pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, pelos Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, Paula Costa e Manuel Lopes e pelo Diretor do CAS Oeiras, Coronel José Fazendeiro.

Após a apresentação de cumprimentos, presenteada com o hino do IASFA cantado pelo Coro do CAS Oeiras, a comitiva incitou a visita na Unidade Funcional 2, destinada ao alojamento permanente de idosos em situação de dependência moderada ou severa, na qual teve a oportunidade de ter um contacto mais próximo com residentes e colaboradores.

Seguidamente, a comitiva visitou as instalações do Serviço de Apoio Médico (SAMED), a Unidade Funcional 1, destinada ao alojamento permanente de idosos em situação de autonomia ou com ligeira dependência e o edifício da direção do Centro, no qual assistiu ao “Cantar das Janeiras”, protagonizado pela Tuna do CAS Oeiras.

Após a atuação da Tuna, o Presidente do Conselho Diretivo do IASFA e o Ministro da Defesa Nacional proferiram palavras alusivas ao momento, destacando o importante papel da “Família Militar” enquanto suporte fundamental dos militares das Forças Armadas. O Ministro da Defesa Nacional referiu que é ambição do Governo conseguir, por um lado, equilibrar as contas do Instituto e, por outro, continuar a servir os beneficiários do IASFA da melhor forma possível. João Gomes Cravinho acrescentou que antevê um futuro positivo para o IASFA, fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado, quer internamente pelo Instituto, quer pelo Governo.

Após a partilha de um brinde e de bolo rei, o Ministro da Defesa Nacional procedeu à assinatura no Livro de Honra do IASFA, deixando palavras de agradecimento e de apreço e votos de Feliz Ano Novo aos residentes do CAS Oeiras e a todos os que trabalham na instituição.

NOVO SUBSÍDIO COMPLEMENTAR DE NASCIMENTO

30.12.2019

O Conselho Diretivo do IASFA aprovou a criação do Subsídio Complementar de Nascimento (SCN), no âmbito da Ação Social Complementar (ASC).

Este novo subsídio, de atribuição única, será concedido automaticamente aos beneficiários titulares da ASC com filhos nascidos entre 01-06-2019 e 29-10-2019. Os beneficiários titulares com filhos nascidos a partir do dia 30-10-2019, deverão apresentar a candidatura ao SCN no prazo de 6 meses contados a partir da data do nascimento, para o Centro de Apoio Social da área de residência ou por correio eletrónico para a Divisão de Apoio Social do IASFA, para o endereço das@iasfa.pt .

O montante fixo por descendente, atualmente situado nos 150€, é aprovado anualmente pelo Conselho Diretivo.

Para mais informações, contacte a Divisão de Apoio Social do IASFA:

Localização: Instalações do CAS Lisboa, Rua de S. José, 24, Lisboa

Telefone: 213 407 678

E-mail: das@iasfa.pt

MAIS DE 300 CANDIDATURAS AO CONCURSO DE ARRENDAMENTO DE RENDA ECONÓMICA

27.12.2020

O Concurso Normal por inscrição para a atribuição de casas de renda económica do IASFA, cujo prazo de inscrição decorreu entre 22 de novembro e 23 de dezembro, contou mais de 400 candidaturas iniciadas, das quais 362 de beneficiários titulares (129 Oficiais, 163 Sargentos, 59 Praças e 11 outros titulares) e 39 de beneficiários não titulares. Mais de 300 candidaturas foram efetivamente submetidas.

A aposta preferencial nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), com a disponibilização de uma plataforma desenvolvida internamente para a gestão do concurso, visou facilitar e simplificar aos beneficiários a apresentação da sua candidatura e obter ganhos de qualidade, transparência e economia de tempo no tratamento da informação instrutória e processual.

Ao não ser esquecida a formulação da candidatura por meios não eletrónicos, via postal, assegurou-se aos beneficiários que por esta via se relacionam com o IASFA, condições de igualdade no concurso, sem restrições ou discriminações.

No final desta fase, os dados disponíveis demonstram o elevado interesse e participação de beneficiários, a saber:

  • Nº Inscrições de beneficiários na plataforma: 401 (Quatrocentas e uma);
  • Candidaturas submetidas eletronicamente: 270 (Duzentas e setenta);
  • Pedidos de esclarecimentos solicitados ao júri: 108, dos quais três em duplicado);             
  • Nº de esclarecimentos prestados pelo júri: 105 (Cento e cinco);
  • Tempo médio de resposta no pedido de esclarecimentos: 1 (Um dia);
  • Candidaturas por via Postal até 27 dez.: 35 (Trinta e cinco);
  • Total de candidaturas: 305 (Trezentas e cinco).

O Júri procederá agora ao desenvolvimento das fases seguintes do concurso: apreciação de candidaturas, admissibilidade, audição prévia dos interessados, atribuição de habitações, aceitação da habitação atribuída e celebração de contratos, seguindo o previsto no Programa de Concurso.

 

TOMADA DE POSSE DO DIRETOR DO CAS VISEU

09.12.2019

O Coronel Rui Alexandre Almeida Esteves, foi designado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Viseu, com efeitos a partir do dia 2 de dezembro de 2019.

A cerimonia de tomada de posse, foi presidida pelo Tenente-General Fernando de Campos Serafino, Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., na passada segunda-feira, a qual decorreu no Centro de Apoio Social de Viseu, entre a presença de vários convidados.

No decorrer da cerimónia, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. entregou ao Diretor cessante, o Coronel António José Lourenço da Fonte Rabaça, o Diploma de Louvor e o Medalhão do IASFA, I.P. como agradecimento pelos serviços prestados ao Instituto durante os nove anos de liderança no Centro de Apoio Social de Viseu.

CAS RUNA – CONVÍVIO DE SÃO MARTINHO 2019

15.11.2019

Realizou-se no dia 14 de novembro no Centro de Apoio Social de Runa (CAS Runa) um convívio de São Martinho, com almoço seguido de animação.
O almoço juntou os residentes da estrutura residencial para pessoas idosas do CAS Runa e os trabalhadores e dirigentes do CAS, contando também com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA e da Vogal com o pelouro da Ação Social Complementar, bem como do Diretor do Centro de Apoio Social de Oeiras. Após o almoço, juntou-se às comemorações o Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.
A animação musical foi assegurada pelo Coro do CAS de Runa, que cantou algumas canções portuguesas bem conhecidas dos presentes, e pela Tuna do CAS de Oeiras, tendo ambas as atuações sido muito aplaudidas. Foi ainda apresentada uma pequena peça de teatro de sombras sobre a lenda de São Martinho, representada por dois residentes do CAS Runa. A animação prosseguiu com duas atuações de fados, protagonizadas por um militar antigo colaborador do CAS Runa e por uma enfermeira da instituição. Os residentes acompanharam as atuações entoando o refrão das melodias e marcando o ritmo com palmas e foram vários os que também dançaram.
O Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando Serafino, proferiu uma breve intervenção, felicitando os residentes e saudando as atuações do Coro do CAS Runa, da Tuna do CAS Oeiras e dos protagonistas da peça de teatro, agradecendo igualmente as atuações dos fadistas. Felicitou o Diretor do CAS de Runa e os funcionários pela iniciativa e pelo empenho de todos na sua organização.
O Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, dirigiu por sua vez algumas palavras aos presentes, manifestando a sua satisfação por visitar pela primeira vez o CAS de Runa e congratulando-se com a alegria, esperança e solidariedade demonstrados pelos residentes. Pediu aos presentes as suas orações e solidariedade para com todos os militares, particularmente para com os que se encontram em missão no estrangeiro e que irão passar o Natal longe do país.
Após o convívio, D. Rui Valério, acompanhado pelo Conselho Diretivo do IASFA, pelo Diretor do CAS de Runa e por técnicas do museu, visitou a igreja e o Museu do CAS de Runa, tendo manifestado a sua admiração pelo património museológico e artístico e o seu apreço pelo trabalho realizado pelo CAS no estudo e preservação desse património. O Bispo das Forças Armadas assinou ainda o Livro de Honra do CAS Runa, deixando palavras de apreço pela missão da instituição.

VISITA DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO AO CENTRO DE APOIO SOCIAL DE RUNA

06.11.2019

No dia 5 de novembro, o Centro de Apoio Social de Runa (CAS de Runa) recebeu a vista do Chefe do Estado-Maior do Exército Português (CEME), General José Nunes da Fonseca, por ocasião da entrega dos fundos que resultaram da solidariedade manifestada pelo Concerto de Primavera do Exército, realizado no passado mês de maio, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto solidário “Jardins de Runa”.
Este projeto visou intervir na zona ajardinada do CAS de Runa, local essencial para o bem-estar dos Beneficiários residentes deste Centro.

A comitiva do General CEME, composta pelo Vice-CEME e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Rui Guerra Pereira, pelo Quartel-Mestre-General, Tenente-General João Nunes dos Reis, pelo Ajudante-Geral do Exército, Tenente-General Fonseca e Sousa e pelo Chefe do Gabinete do CEME, Major-General José Figueiredo Feliciano foi recebida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, pela Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa e pelo Diretor do CAS de Runa, Coronel Joaquim Moura.

Após a receção e apresentação de cumprimentos, realizou-se um almoço com as comitivas e com os Beneficiários residentes do Centro, no qual foram proferidos discursos alusivos ao momento, por parte do General CEME e do Presidente do Conselho Diretivo. Da parte da tarde, a comitiva assistiu ao briefing do projeto “Jardins de Runa”, apresentado pelo Arq.º Pedro Batardo, da Divisão de Gestão do Património do IASFA. Seguiu-se uma visita à área intervencionada no âmbito do projeto solidário, à assinatura do Livro de Honra do CAS de Runa, por parte do General CEME e, por fim, à entrega de lembranças institucionais.

DELEGAÇÃO CHINESA VISITA O IASFA

11.10.2019

Decorreu, nos dias 27 e 28 de setembro, uma visita de trabalho da Delegação do Ministério dos Assuntos Veteranos da República Popular da China ao IASFA. No primeiro dia da visita, a Delegação, composta por seis elementos e chefiada por Wang Zhiming, Diretor do Gabinete-Geral do Ministério dos Assuntos Veteranos, foi recebida nas instalações do Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS Oeiras) pelo Conselho Diretivo do IASFA, pelo diretor do Centro, Coronel José Fazendeiro, pelo diretor de serviços da Ação Social Complementar, Coronel Luís pereira Nunes e pela chefe do Gabinete de Recursos Materiais, Dra. Ana Sofia Mota.

Após a sessão de cumprimentos e boas-vindas, marcada pela atuação do Coro do CAS Oeiras, a Delegação chinesa assistiu a um briefing sobre a missão do Instituto, seguida de uma visita às instalações e valências do CAS Oeiras, na qual os convidados tiveram a possibilidade de ter um contacto direto com os residentes e utentes deste Centro.

No segundo dia, a Delegação chinesa foi recebida no Centro de Apoio Social do Porto (CAS Porto) pelo seu Diretor, Coronel Antonino Pereira de Melo e pela Dra. Ana Sofia Mota, Chefe do Gabinete de Recursos Materiais do IASFA, que apresentaram cumprimentos. Pelo Diretor do CAS Porto, foi efetuada uma apresentação sobre a missão e valências daquele Centro, a que se seguiu um período dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre a Organização e funcionamento dos serviços, que foram esclarecidas pelo Diretor e pela Diretora Técnica da ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Dra. Elsa Lopes. Após o coffee break, seguiu-se uma visita às instalações da ERPI, Unidades Funcionais 1 e 2, e da Messe Residencial.

 

TOMADA DE POSSE DO DIRETOR DO CAS DE RUNA

07.10.2019

O Coronel Joaquim Manuel de Almeida Moura, foi hoje designado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Runa. A cerimonia de tomada de posse, presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., decorreu hoje, no Salão Nobre do Centro de Apoio Social de Runa.

No decorrer da cerimónia, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. entregou ao Diretor cessante, o Coronel João Francisco Águas Bigodinho, o Diploma de Louvor e o Medalhão do IASFA, I.P. como agradecimento pelos serviços prestados ao Instituto.

 

TOMADA DE POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETIVO DO IASFA

26.02.2019

Decorreu, no passado dia 21 de fevereiro no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., Tenente-General Fernando de Campos Serafino.

A cerimónia, presidida por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Doutor João Gomes Cravinho, contou com a presença de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António da Silva Ribeiro, de S. Exa. a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Doutora Ana Santos Pinto, de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General José Nunes da Fonseca, do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Jorge Novo Palma, do Comandante da Logística da Força Aérea Portuguesa (em representação do CEMFA), Tenente-General José Fangueiro da Mata e do Presidente cessante do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., Tenente-General Rui Xavier Matias.

Estiveram igualmente presentes na cerimónia os Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., assim como vários dirigentes do Ministério da Defesa Nacional, entre outros convidados.

Na sua intervenção na tomada de posse, o Ministro da Defesa Nacional salientou que “é da maior importância, apoiar e acarinhar esta Instituição e quem a ela se dedica, para superarmos, juntos, as conhecidas dificuldades que ela enfrenta, e que resultam de insuficiente enquadramento, orientação e acompanhamento, ao longo de muitos anos”.

Síntese curricular do Tenente-General Fernando de Campos Serafino