NOTÍCIAS

TOMADA DE POSSE DO DIRETOR DO CAS VISEU

O Coronel Rui Alexandre Almeida Esteves, foi designado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Viseu, com efeitos a partir do dia 2 de dezembro de 2019.

A cerimonia de tomada de posse, foi presidida pelo Tenente-General Fernando de Campos Serafino, Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., na passada segunda-feira, a qual decorreu no Centro de Apoio Social de Viseu, entre a presença de vários convidados.

No decorrer da cerimónia, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. entregou ao Diretor cessante, o Coronel António José Lourenço da Fonte Rabaça, o Diploma de Louvor e o Medalhão do IASFA, I.P. como agradecimento pelos serviços prestados ao Instituto durante os nove anos de liderança no Centro de Apoio Social de Viseu.

CAS RUNA – CONVÍVIO DE SÃO MARTINHO 2019

Realizou-se no dia 14 de novembro no Centro de Apoio Social de Runa (CAS Runa) um convívio de São Martinho, com almoço seguido de animação.
O almoço juntou os residentes da estrutura residencial para pessoas idosas do CAS Runa e os trabalhadores e dirigentes do CAS, contando também com a presença do Presidente do Conselho Diretivo do IASFA e da Vogal com o pelouro da Ação Social Complementar, bem como do Diretor do Centro de Apoio Social de Oeiras. Após o almoço, juntou-se às comemorações o Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.
A animação musical foi assegurada pelo Coro do CAS de Runa, que cantou algumas canções portuguesas bem conhecidas dos presentes, e pela Tuna do CAS de Oeiras, tendo ambas as atuações sido muito aplaudidas. Foi ainda apresentada uma pequena peça de teatro de sombras sobre a lenda de São Martinho, representada por dois residentes do CAS Runa. A animação prosseguiu com duas atuações de fados, protagonizadas por um militar antigo colaborador do CAS Runa e por uma enfermeira da instituição. Os residentes acompanharam as atuações entoando o refrão das melodias e marcando o ritmo com palmas e foram vários os que também dançaram.
O Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando Serafino, proferiu uma breve intervenção, felicitando os residentes e saudando as atuações do Coro do CAS Runa, da Tuna do CAS Oeiras e dos protagonistas da peça de teatro, agradecendo igualmente as atuações dos fadistas. Felicitou o Diretor do CAS de Runa e os funcionários pela iniciativa e pelo empenho de todos na sua organização.
O Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério, dirigiu por sua vez algumas palavras aos presentes, manifestando a sua satisfação por visitar pela primeira vez o CAS de Runa e congratulando-se com a alegria, esperança e solidariedade demonstrados pelos residentes. Pediu aos presentes as suas orações e solidariedade para com todos os militares, particularmente para com os que se encontram em missão no estrangeiro e que irão passar o Natal longe do país.
Após o convívio, D. Rui Valério, acompanhado pelo Conselho Diretivo do IASFA, pelo Diretor do CAS de Runa e por técnicas do museu, visitou a igreja e o Museu do CAS de Runa, tendo manifestado a sua admiração pelo património museológico e artístico e o seu apreço pelo trabalho realizado pelo CAS no estudo e preservação desse património. O Bispo das Forças Armadas assinou ainda o Livro de Honra do CAS Runa, deixando palavras de apreço pela missão da instituição.

VISITA DO CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO AO CENTRO DE APOIO SOCIAL DE RUNA

No dia 5 de novembro, o Centro de Apoio Social de Runa (CAS de Runa) recebeu a vista do Chefe do Estado-Maior do Exército Português (CEME), General José Nunes da Fonseca, por ocasião da entrega dos fundos que resultaram da solidariedade manifestada pelo Concerto de Primavera do Exército, realizado no passado mês de maio, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto solidário “Jardins de Runa”.
Este projeto visou intervir na zona ajardinada do CAS de Runa, local essencial para o bem-estar dos Beneficiários residentes deste Centro.

A comitiva do General CEME, composta pelo Vice-CEME e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Rui Guerra Pereira, pelo Quartel-Mestre-General, Tenente-General João Nunes dos Reis, pelo Ajudante-Geral do Exército, Tenente-General Fonseca e Sousa e pelo Chefe do Gabinete do CEME, Major-General José Figueiredo Feliciano foi recebida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, pela Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Dra. Paula Costa e pelo Diretor do CAS de Runa, Coronel Joaquim Moura.

Após a receção e apresentação de cumprimentos, realizou-se um almoço com as comitivas e com os Beneficiários residentes do Centro, no qual foram proferidos discursos alusivos ao momento, por parte do General CEME e do Presidente do Conselho Diretivo. Da parte da tarde, a comitiva assistiu ao briefing do projeto “Jardins de Runa”, apresentado pelo Arq.º Pedro Batardo, da Divisão de Gestão do Património do IASFA. Seguiu-se uma visita à área intervencionada no âmbito do projeto solidário, à assinatura do Livro de Honra do CAS de Runa, por parte do General CEME e, por fim, à entrega de lembranças institucionais.

DELEGAÇÃO CHINESA VISITA O IASFA

Decorreu, nos dias 27 e 28 de setembro, uma visita de trabalho da Delegação do Ministério dos Assuntos Veteranos da República Popular da China ao IASFA. No primeiro dia da visita, a Delegação, composta por seis elementos e chefiada por Wang Zhiming, Diretor do Gabinete-Geral do Ministério dos Assuntos Veteranos, foi recebida nas instalações do Centro de Apoio Social de Oeiras (CAS Oeiras) pelo Conselho Diretivo do IASFA, pelo diretor do Centro, Coronel José Fazendeiro, pelo diretor de serviços da Ação Social Complementar, Coronel Luís pereira Nunes e pela chefe do Gabinete de Recursos Materiais, Dra. Ana Sofia Mota.

Após a sessão de cumprimentos e boas-vindas, marcada pela atuação do Coro do CAS Oeiras, a Delegação chinesa assistiu a um briefing sobre a missão do Instituto, seguida de uma visita às instalações e valências do CAS Oeiras, na qual os convidados tiveram a possibilidade de ter um contacto direto com os residentes e utentes deste Centro.

No segundo dia, a Delegação chinesa foi recebida no Centro de Apoio Social do Porto (CAS Porto) pelo seu Diretor, Coronel Antonino Pereira de Melo e pela Dra. Ana Sofia Mota, Chefe do Gabinete de Recursos Materiais do IASFA, que apresentaram cumprimentos. Pelo Diretor do CAS Porto, foi efetuada uma apresentação sobre a missão e valências daquele Centro, a que se seguiu um período dedicado ao esclarecimento de dúvidas sobre a Organização e funcionamento dos serviços, que foram esclarecidas pelo Diretor e pela Diretora Técnica da ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), Dra. Elsa Lopes. Após o coffee break, seguiu-se uma visita às instalações da ERPI, Unidades Funcionais 1 e 2, e da Messe Residencial.

TOMADA DE POSSE DO DIRETOR DO CAS DE RUNA

O Coronel Joaquim Manuel de Almeida Moura, foi hoje designado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social de Runa. A cerimonia de tomada de posse, presidida pelo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., decorreu hoje, no Salão Nobre do Centro de Apoio Social de Runa.

No decorrer da cerimónia, o Conselho Diretivo do IASFA, I.P. entregou ao Diretor cessante, o Coronel João Francisco Águas Bigodinho, o Diploma de Louvor e o Medalhão do IASFA, I.P. como agradecimento pelos serviços prestados ao Instituto.

Tomada de posse do novo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P.

Decorreu, no passado dia 21 de fevereiro no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., Tenente-General Fernando de Campos Serafino.

A cerimónia, presidida por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Doutor João Gomes Cravinho, contou com a presença de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António da Silva Ribeiro, de S. Exa. a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Doutora Ana Santos Pinto, de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General José Nunes da Fonseca, do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Jorge Novo Palma, do Comandante da Logística da Força Aérea Portuguesa (em representação do CEMFA), Tenente-General José Fangueiro da Mata e do Presidente cessante do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., Tenente-General Rui Xavier Matias.

Estiveram igualmente presentes na cerimónia os Vogais do Conselho Diretivo do IASFA, I.P., assim como vários dirigentes do Ministério da Defesa Nacional, entre outros convidados.

Na sua intervenção na tomada de posse, o Ministro da Defesa Nacional salientou que “é da maior importância, apoiar e acarinhar esta Instituição e quem a ela se dedica, para superarmos, juntos, as conhecidas dificuldades que ela enfrenta, e que resultam de insuficiente enquadramento, orientação e acompanhamento, ao longo de muitos anos”.

Síntese curricular do Tenente-General Fernando de Campos Serafino