Viajar para a República Checa parece uma ótima ideia!

Entre 6 e 11 de julho, o IASFA organiza uma viagem de 6 dias e 5 noites à República Checa com tudo incluído.

Viagem à República Checa

Com uma arquitetura deslumbrante e cultura vibrante, há muito para explorar e desfrutar na República Checa.

Praga, a capital, é especialmente conhecida pelos seus belos castelos, pontes históricas e atmosfera encantadora. Outro ponto de visita é a cidade termal de Karlovy Vary, na região oeste da República Checa. Famosa pelas suas fontes termais e arquitetura elegante, é um ótimo local para relaxar e rejuvenescer.

Inscreva-se nesta viagem e junte-se ao grupo que para além da parte cultural, vai também experimentar a deliciosa comida Checa e a cerveja mundialmente famosa.

A viagem destina-se aos beneficiários e funcionários do IASFA, e entidades protocoladas: Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Associação dos Oficiais da Reserva Naval.

As inscrições decorrem até 1 de maio. Aproveite e inscreva-se no Portal do Beneficiário, porque será uma viagem fascinante!


 

Comemorações da Batalha de La Lys

Em Braga, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes comemorou, a 10 de abril, o 106.º aniversário da Batalha de La Lys, uma das mais duras batalhas da I Guerra Mundial e que contou com o esforço heroico dos combatentes portugueses.

Cerimónias das comemorações da Batalha de La Lys

No âmbito das comemorações da Batalha de La Lys, travada a 9 de abril de 1918, o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes realizou uma cerimónia de Homenagem aos Combatentes Mortos em Combate, junto ao Monumento aos Combatentes, na Avenida Central da cidade de Braga. O texto da homenagem, da autoria do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Chito Rodrigues, foi lido pelo Presidente do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira.

Esta cerimónia evocou não só a Batalha de La Lys e o Dia do Combatente, assinalado igualmente a 9 de abril, como o dia 11 de novembro de 1918, data em que os Aliados e a Alemanha assinaram o Armistício de Compiègne num vagão restaurante na floresta francesa com o mesmo nome. A assinatura significou a rendição da Alemanha e o fim da I Guerra Mundial, conflito que provocou cerca de 40 milhões de vítimas mortais, militares e civis, entre 1914 e 1918. Antes da homenagem, celebrou-se uma Missa na Basílica dos Congregados.

Ao longo da I Grande Guerra, perderam a vida 10 mil soldados portugueses. No cemitério militar português de Richebourg, palco da batalha de La Lys, estão sepultados 1861 soldados portugueses.

A cerimónia contou com a participação de diversas entidades militares e civis, entre os quais os órgãos sociais e sócios do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, e o Diretor do CAS Braga, Coronel Luís Gomes da Silva.

Cerimónias das comemorações da Batalha de La Lys


 

Versão 1 da tabela de regras e preços para o regime convencionado

A primeira versão da tabela de regras e preços para o regime convencionado em vigor desde 1 de abril de 2024

De acordo com informação transmitida pela ADSE, a 1 de abril de 2024 irá entrar em vigor a 1ª versão da Tabela de Preços e Regras de Regime Convencionado, que se aplica de igual modo à ADM.

Nesta versão a ADSE procedeu às seguintes correções:

  1. Eliminação da Tabela de Preços e Regras – IPSS;
  2. Eliminação da antiga regra 6 das Regras Específicas na Tabela de Análises Clínicas: Os preços da tabela de Análises Clínicas incluem o ato de colheita de produtos para análise. Assim o código 51829 – ENF – COLHEITA DE PRODUTOS, não pode ser faturado em simultâneo com os códigos desta tabela;
  3. Eliminação da antiga regra 10 das Regras Específicas na Tabela de Consultas Médicas: O preço da consulta com o código 50 inclui o exame identificado na tabela de medicina com o código 40301;
  4. Eliminação do código 50 na Tabela de Consultas Médicas;
  5. Eliminação do código 51829 na Tabela de Enfermagem;
  6. Eliminação da antiga regra 24 das Regras Específicas na Tabela de Medicina: Os serviços de endoscopia gastrenterológica quando realizados por prestadores que não possuem sala cirúrgica licenciada são remunerados aos preços das IPSS;
  7. Alteração no campo “QUANT. MÁXIMA” no código 81016 na Tabela de Medicina.

Esta nova tabela aplica-se à ADM e pode ser consultada aqui, no portal do beneficiário e na área reservada da entidade prestadora.

 


 

IASFA entrega chaves do 4º concurso de renda económica

O IASFA entregou as chaves dos imóveis atribuídos no âmbito do concurso de renda económica, numa cerimónia simbólica, presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras e participada pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, esta manhã, no Centro de Apoio Social de Lisboa.

Este foi o quarto concurso de arrendamento económico e o terceiro de casas carecidas de obras realizado pelo IASFA. Num total de 96 fogos, distribuídos por várias zonas do país, foram celebrados, até ao momento, 70 contratos, estando 14 habitações em processo de reatribuição.

Na cerimónia, estiveram também presentes os membros do Conselho Diretivo do IASFA, membros do Conselho Consultivo do IASFA, membros da Associação de Moradores do Bairro Social do Alfeite, bem como dirigentes e funcionários do Instituto.

O Conselho Diretivo do IASFA tem encetado todos os esforços para colocar cada vez mais casas a concurso e dar resposta às necessidades de habitação dos beneficiários, motivo pelo qual se têm verificado alterações ao regime jurídico do arrendamento de casas de renda económica do Instituto. «Este concurso contemplou também novos critérios de pontuação dos concorrentes, incluindo a atribuição de pontuação a militares na situação de deslocados, bem como a beneficiários a residirem de forma permanente em situação de precariedade ou de insalubridade ou insegurança. […] A utilização de critérios de pontuação permite diferenciar as situações dos concorrentes e torna o sistema mais justo ao atribuir as casas aos concorrentes que têm a pontuação mais elevada. Este sistema dá maiores garantias de que as casas são atribuídas a quem mais precisa, o que é um princípio que consideramos que deve ser mantido.», explicou a Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Paula Costa, que detém o pelouro da Ação Social Complementar.

Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional, realçou «o importante trabalho do IASFA (…) no âmbito da sua insubstituível função de apoio social complementar», salientando que «entre 2019 e 2023, foram lançados pelo Instituto quatro concursos de arrendamento de casas de renda económica, tendo sido colocadas a concurso um total de 272 habitações, com a entrega aos beneficiários de um total de 245 habitações. Os resultados apresentados só são possíveis devido ao empenhamento e ao profissionalismo dos trabalhadores do IASFA e da sua direção, a par do desenvolvimento de instrumentos facilitadores tais como a transformação digital que, desde o primeiro concurso, possibilitou a apresentação de candidaturas on-line pelos beneficiários.  […] É inquestionável a dimensão social das medidas adotadas.»

Nesta cerimónia simbólica, receberam as chaves das habitações atribuídas por concurso nove dos novos arrendatários, num concurso iniciado em 2023, que recebeu um total de 368 candidaturas.

Alocução integral da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras

Alocução integral da Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Paula Costa


Ação social na agenda de trabalho do CAS Viseu

O Centro de Apoio Social (CAS) de Viseu realizou, a 5 de março, mais uma ronda de reuniões de trabalho com autarquias da sua região com o objetivo de criar laços que levem ao estabelecimento de protocolos de cooperação na área da ação social.

CAS Viseu reúne com municípios para discutir Ação Social

Em três visitas distintas, inseridas numa estratégia de proximidade e divulgação, o CAS Viseu reuniu-se com os responsáveis pelos pelouros da ação social das autarquias de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, no sentido de estreitar relações que resultem num maior e melhor apoio social aos seus beneficiários e a toda a família militar.

Nas reuniões com cada um dos municípios, o CAS Viseu apresentou uma rigorosa e objetiva caracterização social dos beneficiários do IASFA aí residentes, tendo solicitado a divulgação de informações através dos canais de difusão de cada autarquia.

A transferência de competências no domínio da ação social do Estado para as autarquias locais e entidades intermunicipais, levou o CAS Viseu a iniciar estes encontros com os órgãos municipais da sua área de intervenção, visando a criação de parcerias que contribuam para um apoio social mais próximo e inclusivo aos beneficiários do IASFA.

Na sequência destas reuniões de trabalho, o CAS Viseu passou a integrar a rede social dos municípios referidos, através dos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS).


 

Viaje até à República Checa

Está aberto o período de inscrições para uma viagem à República Checa do IASFA, entre 6 e 11 de julho.

Viagem à República Checa

A viagem de 6 dias e 5 noites à República Checa, é composta por um circuito entre Praga, capital do país, e Karlovy Vary, famosa cidade termal.

Com um custo de 1090,00 euros por pessoa, a viagem inclui alojamento em pensão completa com bebidas incluídas às refeições, visitas guiadas em português e a presença de um delegado acompanhante do IASFA.

O seguro de viagem, transferes, voo e bagagem no porão estão incluídas no preço desta viagem proporcionada pelo IASFA.

Inscreva-se já através do Portal do Beneficiário.


 

IASFA nos Açores a convite da Força Aérea

A convite da Força Aérea, uma delegação do IASFA deslocou-se ao arquipélago dos Açores para divulgar a sua missão junto das unidades militares, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

IASFA nos Açores

Respondendo ao convite da Força Aérea, a comitiva da Sede do IASFA esteve nas ilhas de São Miguel e Terceira a fim de divulgar a sua missão junto das unidades militares açorianas, esclarecendo os militares no ativo sobre a Ação Social Complementar (ASC) do IASFA e a Assistência na Doença aos Militares (ADM) das Forças Armadas, à semelhança do que tem vindo a ser feito, desde 2022, em unidades militares do território nacional continental.

A visita serviu para auscultar as dificuldades e os anseios dos militares residentes ou que servem no arquipélago dos Açores, salientando-se as dificuldades que vivenciam no acesso aos cuidados de saúde, seja através do subsistema ADM ou através dos Serviços de Apoio Médico no âmbito da ASC. O IASFA aproveitou estas sessões para recolher contributos para a melhoria da qualidade e quantidade dos serviços prestados.

No último dia da visita do IASFA ao arquipélago dos Açores, em entrevista à Rádio Lajes, o Chefe do Serviço de Ação Social (SAS) da Força Aérea, Coronel Paes de Carvalho, e o Diretor do Serviço de Ação Social Complementar (DSASC), Coronel Pereira Nunes, deram a conhecer as valências do IASFA aos militares dos três ramos que prestam serviço nos Açores. Veja o vídeo da entrevista.

As sessões de divulgação tiveram início na manhã de 30 de janeiro na Base Aérea n.º 4 – Lages (BA4). No dia seguinte, a delegação realizou três sessões de divulgação em Ponta Delgada, no Comando da Zona Marítima dos Açores (CZMARA), Comando Operacional dos Açores (COA) e Regimento de Guarnição n.º 2 (RG2). A Capitania do Porto da Praia da Vitória e o Regimento de Guarnição n.º 1 (RG1), na ilha Terceira, receberam a delegação do IASFA no dia 1 de fevereiro.

A comitiva do IASFA participou ainda, a 31 de janeiro na cerimónia de imposição da Medalha de Mérito Militar ao Tenente Paulo Oliveira, do Centro de Apoio Social de Ponta Delgada. A honra atribuída reconhece os notáveis serviços prestados por este militar à instituição militar e à Nação. A condecoração foi imposta pelo anterior Diretor do CAS Ponta Delgada, Coronel Ricardo Manuel Pereira Viegas.


 

Cerimónia de apresentação do SAPADM

A 21 de fevereiro, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, decorreu a cerimónia de apresentação do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio a Deficientes Militares (SAPADM), que visa a melhoria da qualidade de vida e reintegração social dos deficientes militares.

Cerimónia de apresentação do SAPADM

Realizou-se, no Hospital das Forças Armadas, a sessão de apresentação do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio a Deficientes Militares (SAPADM), sistema que visa a reabilitação e a promoção da qualidade de vida, cidadania e da reintegração social dos deficientes militares e que entrou em vigor a 2 de janeiro.

A implementação do SAPADM irá permitir um eficiente controlo das necessidades dos deficientes militares, bem como garantir um acompanhamento personalizado, tornando assim este sistema centrado nos seus beneficiários. O IASFA é a entidade financiadora deste sistema, tendo a responsabilidade do processamento e comparticipação dos produtos de apoio.

A cerimónia protocolar de apresentação contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Prof. Dra. Helena Carreiras. O IASFA fez-se representar pelo Presidente do Conselho Diretivo, Tenente-General Fernando de Campos Serafino, e pelo Diretor de Serviços da Assistência na Doença aos Militares (DSADM), Comandante Cardoso da Silva.

O SAPADM foi criado através da Portaria n.º 444/2023, de 19 de dezembro de 2023.


 

Linha de Informação ao Beneficiário do IASFA

Em atividade desde 7 de março de 2022, a Linha de Informação ao Beneficiário (LIB) veio responder à necessidade de criar um veículo de comunicação institucional personalizado e diferenciador, por forma a aproximar o IASFA dos stakeholders e, principalmente, dos seus beneficiários.

LIB

O objetivo da LIB é dar resposta aos pedidos de informação dos beneficiários do IASFA, no âmbito da Ação Social Complementar (ASC) e da Assistência na Doença aos Militares (ADM), assegurando um atendimento eficiente e eficaz a todo o tipo de solicitações. Sempre que a questão exija análise técnica, a LIB dispõe de interlocutores nas diversas áreas de atuação da ADM e da ASC que recebem os pedidos de esclarecimento e contactam o beneficiário diretamente com a resposta à sua solicitação.

Em junho de 2023, o IASFA avançou com a segunda fase de implementação da LIB, passando a integrar o atendimento via e-mail, por forma a simplificar a interação entre o IASFA e os seus beneficiários.

A LIB funciona todos os dias úteis, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30, através do número 214464999 ou do e-mail lib@iasfa.pt.

Local de trabalho da LIB

Revista Turismo e Lazer 2024

A Revista Turismo e Lazer 2024 do IASFA já está disponível para todos os beneficiários, apresentando diversas e vantajosas escolhas para férias e lazer em Portugal e no estrangeiro.

Revista Turismo e Lazer 2024

A edição de 2024 da Revista Turismo e Lazer oferece, como habitualmente, uma escolha variada, completa e vantajosa de destinos para que os beneficiários do IASFA possam disfrutar de excelentes férias em Portugal e no estrangeiro.

Para inscrições e marcações, as mesmas devem ser efetuadas no Portal do Beneficiário.

Em caso de dúvidas contacte a Divisão de Turismo e Lazer através do e-mail dtlh.reservas@iasfa.pt.

Clique para ler a Revista Turismo e Lazer 2024 do IASFA.