O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Apoio a Idosos

 

A melhoria dos cuidados de saúde com o aumento da esperança de vida tem promovido o crescente envelhecimento da população.

O ritmo de vida atual afasta a família dos idosos que, por sua vez, se sentem mais marginalizados.

Para agravar, muitos idosos têm condições económicas deficitárias, em função dos seus percursos de vida e muitos não dispõem de autonomia suficiente, necessitando de apoios ou cuidados mais ou menos próximos e permanentes.

Assim, o envelhecimento da população associado à evolução da vida na sociedade, tem como consequência o aumento da procura de instituições de terceira idade.

O IASFA dispõe de equipamentos dotados de infraestruturas (Lares Residenciais e Centros de Recuperação) que proporcionam, de forma permanente, serviços adequados às necessidades sentidas no âmbito do apoio aos beneficiários mais idosos.

Têm ainda como vantagem a monitorização do estado de saúde e funcional, a prestação de cuidados imediatos, assistência nas atividades de vida diária, maior controlo do risco de imobilidade e segurança e suporte social, havendo que evitar os riscos da despersonalização, do aumento da dependência e outros.

Para otimizar o seu funcionamento há que desenvolver uma cultura de cuidados a idosos, mantendo o referencial legado pela Princesa D. Maria Francisca Benedita ao fundar, em 1827, o Hospital Real dos Inválidos Militares em Runa, considerado o berço do IASFA.

- O IASFA, I.P. procura apoiar financeiramente os seus Beneficiários através da concessão de Comparticipações Financeiras sob a forma de Subsídios e Comparticipações e pelo Subsídio Pecuniário do Cofre de Previdência das Forças Armadas (CPFA), que a seguir se identificam: Aceda aqui ao detalhe dos apoios